Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2010 - 07:31

Dimension Data divulga pesquisa sobre segurança de TI realizada pelo IDC

Resultados mostram que grande parte das organizações acredita que maior ameaça de vazamento de dados é interna.

A Dimension Data - multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestruturas de TI – acaba de anunciar os resultados de uma pesquisa sobre as novas soluções de segurança de TI.

Realizada pelo IDC (International Data Corporation), a pesquisa revelou que a maioria das organizações está direcionando seus investimentos em Data Loss Prevention (tecnologia DLP), que ocupou o topo da lista de prioridades. Enquanto 57% das empresas pesquisadas disseram que pretendem investir nessa tecnologia, três vezes o número de entrevistados disseram que acreditam que o vazamento de dados mais provável de ocorrer seja por meio de erro acidental de um empregado e 15% acha que é por intenção maliciosa.

A maior parte dos entrevistados, 85%, disse que o pensamento de perda de dados através de hackers externos foi muito improvável e 55% perceberam a perda intencional dos dados externos, como não tendo somente um “impacto moderado” ou “nenhum impacto”, sobre seus negócios. Além disso, mais de 60% disse acreditar que são pouco susceptíveis de serem afetado por ataques de vírus.

“O desafio de proteger uma organização contra a perda de dados internos é que as defesas tradicionais são projetadas para enfrentar ataques fora do perímetro da rede, enquanto que o interior da rede permanece relativamente livre de controles de segurança” afirma Emerson Murakami, COO da Dimension Data, no Brasil.

Para agravar o problema, segundo Murakami, “as iniciativas para conscientizar os funcionários, muitas vezes são barradas porque as empresas têm dificuldade em demonstrar o retorno de investimento para tais ações. Para enfrentar esses desafios as empresas estão se movendo em direção a tecnologias de Data Loss Prevention, pois elas envolvem uma visão holística para a proteção de informação, ao invés de simplesmente focar somente na proteção de redes e sistemas”.

O IDC também avaliou os seguintes tópicos - Variação de conformidade: A pesquisa avaliou que as grandes organizações com mais de 1.000 empregados tenderam a ser mais complacentes do que companhias menores. Além disso, as companhias nas Américas e no setor público estavam mais preocupadas sobre as regulamentações de segurança de TI do que aquelas em outras regiões e indústrias;

Gastos com segurança - A pesquisa constatou que de 2008 para 2009, 19% das empresas pesquisadas aumentaram sua despesa total de TI, enquanto 41% diminuíram, principalmente devido à desaceleração econômica. No entanto, para quase 60% das organizações, a média gasta em segurança de TI dentro do orçamento de TI global manteve-se em 10% ou mais;

Mudança para abordagem holística: As empresas pesquisadas parecem estar mudando seu foco de investimento longe de soluções pontuais para uma abordagem mais holística, com 59% de planejamento para investir em auditorias de segurança de TI e 52% em serviços de consultoria. Isso indica uma crescente percepção de que reagir a incidentes de segurança, uma aquisição ad hoc de tecnologias pontuais sem se preocupar em como elas se encaixam com as outras, é mais custoso e menos efetivo do que planejar uma estratégia integrada.

Ao todo foram entrevistados os decisores da área de segurança de TI de mais de 400 empresas, com pelo menos 500 funcionários, em 18 países nas Américas, Europa Ocidental, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico.

Sobre a Dimension Data - empresa multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infra-estruturas de TI, a Dimension Data atua em cerca de 40 países. A empresa acumula larga experiência em segurança, ambiente operacional, tecnologias de armazenamento e contact center, além de criação de redes, oferecendo competências exclusivas em consultoria, integração e serviços de gestão para criar soluções personalizadas para seus clientes. No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira