Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2010 - 07:44

Corridas do WTCC aquecem setor do turismo na cidade

Pela quinta vez Curitiba entrará no calendário mundial do automobilismo com a realização da abertura do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o WTCC. As provas serão disputadas nos dias 6 e 7 de março no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A expectativa é que 50 mil pessoas acompanhem o evento, movimentando os setores de gastronomia, hotelaria e serviços da cidade.

Depois da Fórmula 1, o WTCC é o mais importante evento mundial do automobilismo. Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo (CTUR), Juliana Vosnika, o campeonato é uma vitrine mundial para Curitiba, que comprova sua capacidade para receber grandes eventos. "Este é um espetáculo que gera postos de trabalho, faz com que a ocupação da rede hoteleira aumente, movimenta a economia e reforça positivamente a imagem da cidade", diz Juliana.

No ano passado, o Instituto Municipal de Turismo fez a primeira pesquisa de Perfil e Opinião dos espectadores da corrida. Do público que acompanhou as provas, 5,9% eram turistas, 78,5%, moradores de Curitiba e 15,6%, da Região Metropolitana de Curitiba. A maioria era do sexo masculino (62,9%), tinha entre 15 e 24 anos (40,3%) e concluiu o Ensino Médio (32,5%). A renda mensal estava entre R$ 1.600,00 a R$ 3.000,00 (22,6%).

A maioria dos turistas assistiu à corrida pela primeira vez (68,2%) e teve um gasto relacionado ao WTCC entre R$ 25,00 e R$ 50,00 (31,8%). Todos os turistas entrevistados disseram que gostariam de mais eventos de grande porte em Curitiba, 86,4% preferem os eventos esportivos e 24,6%, os culturais.

Doações- A abertura do WTCC continuará sendo um exemplo de solidariedade. O evento em Curitiba foi o pioneiro, em todo o mundo, a trocar ingressos por alimentos não perecíveis para a população carente. Para assistir às corridas, o público deverá levar dois quilos de alimentos em troca das entradas. As arrecadações são destinadas às famílias atendidas pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

A edição de 2010 terá novidades. A organização do evento em Curitiba ficará sob a responsabilidade do empresário Augusto Farfus. De acordo com o diretor-geral do campeonato, Marcelo Lotti, com essa medida as operações serão centralizadas e o trabalho, facilitado. "Temos bastante atenção com essa prova, pois sabemos o quanto é importante trazer o campeonato para o Brasil. Curitiba tem nos recebido de forma acolhedora e presta todo o suporte necessário para fazer da prova um sucesso", disse Lotti.

Infraestrutura - Curitiba é atualmente uma das cidades mais promissoras do Brasil para a realização de eventos em diversos segmentos. Fácil de entender. Além do notório crescimento econômico dos últimos anos, conta com uma infra-estrutura urbana que merece destaque.

A rede hoteleira curitibana tem 150 hotéis credenciados, nacional e internacionalmente, o que soma 18 mil leitos. De acordo com a Infraero, a cidade recebe mais de 180 vôos diários. Além disso, oferece ampla programação cultural, teatros e museus de alto nível, belos parques e uma diversidade gastronômica com 350 restaurantes que fazem parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), o que certamente fomenta o turismo comercial e de lazer.

Há alguns anos, a cidade vem se estruturando de forma extremamente profissional. A logística para eventos conta com agências de viagem especializadas em receptivo de negócios; transporte – carros, vans e ônibus; locação de equipamento de sonorização, projeção e vídeo conferência; tradução simultânea – tanto equipamentos quanto tradutores; e ainda indústria gráfica para papelaria, banners e outdoors, empresas de brindes, pastas e bolsas, além das agências de recepcionistas.

Grande parte dessa estrutura se desenvolveu a partir dos centros de eventos, que optaram por Curitiba estimulados pela proximidade de São Paulo, por ter clima com temperaturas amenas o ano todo, e, principalmente, um trânsito mais fácil. A cidade é planejada de forma a poder cruzá-la em todas as direções em meia hora. Além disso, as rodovias paranaenses recebem manutenção permanente e várias já estão pedagiadas.

Para a presidente do CTUR, Juliana Vosnika, fatores como a qualidade de vida, a modernidade e a limpeza da cidade colaboram muito para a imagem de Curitiba. “O reconhecimento internacional das inovações da cidade, o cuidado com o meio ambiente e a conseqüente qualidade de vida dos curitibanos atraem o turista”, ressalta. Juliana diz ainda que o Instituto reforça estratégias para a realização, promoção e fomento de novos eventos esportivos, culturais e de entretenimento. O objetivo é oferecer mais opções para o turista que visita a capital paranaense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira