Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2010 - 07:48

Carbono Química em ascensão

Distribuidora dribla crise e garante mesmo patamar de volumes de venda de 2009.

A Carbono Química, uma das líderes em distribuição de produtos químicos e petroquímicos no Brasil, alcançou em 2009 o mesmo patamar de volumes de venda do ano anterior. O faturamento ficou apenas 20% abaixo do fechamento de 2008 por conta da queda dos preços médios dos insumos químicos, principalmente daqueles oriundos da cadeia do petróleo.

"Houve perda de valor na cadeia até o terceiro trimestre de 2009, mas a retomada deste mercado é nítida no horizonte do médio prazo", comenta o diretor de desenvolvimento Rodrigo Gabriel.

A manutenção da boa performance dos volumes deve-se aos investimentos contínuos em soluções diferenciadas, parcerias e busca por novos nichos de mercado. "É um resultado bastante otimista, tendo em vista que passamos por uma conjuntura mundial desfavorável e tivemos de reduzir os preços dos insumos para manter a carteira de clientes", comemora. Em contrapartida, a demanda aumentou significativamente - em outubro, o volume de vendas já superava em 3% o desempenho do mesmo período de 2008.

A distribuidora está ainda investindo em produtos de baixo impacto ambiental. O mix ecológico, que inclui insumos para lubrificantes de origem vegetal e solventes sustentáveis, tem atraído novos clientes e será um dos pilares de atuação em 2010.

A recente parceria da Carbono com a Bracol é outra alternativa para assegurar o crescimento. "O acordo proporciona à distribuidora enveredar por novos segmentos, como o de lubrificantes, limpeza doméstica, graxas e cosméticos", esclarece.

Projeções - E o cenário para este ano é promissor. Em razão da crise econômica, muitos projetos imobiliários tiveram de ser cancelados em 2009, mas muitos lançamentos já voltaram a acontecer e o ritmo deve ser mantido durante o ano. "Foram vários fechamentos permanentes de plantas no mundo inteiro e levará alguns anos para esse investimento ser retomado. Não se constroem plantas fabris de grande escala em apenas um ano. Qualquer movimento abrupto de aumento de demanda provocará escassez de produtos no mercado. Mas já percebemos uma reação", pondera o executivo.

A Carbono Química - Com 31 anos de existência, a Carbono Química é segunda maior distribuidora de solventes e hidrocarbonetos do País. Empresa genuinamente nacional, tem sede em São Bernardo do Campo (ABC Paulista) e outras três unidades - uma em Ribeirão Preto (SP), em Paranaguá (PR) e Vitória (ES). Comercializou, em 2008, 70 mil m³/ tonelada para os segmentos de produtores de tintas, vernizes e os fabricantes de colas, adesivos, resinas, defensivos agrícolas, além do setor sucroalcooleiro, com cerca de 2.900 clientes cadastrados. [www.carbono.com.br e http://twitter.com/carbonoquimica].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira