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11/02/2010 - 08:04

Q-Free amplia portfólio de mobilidade urbana no Brasil

Empresa se consolida como a mais completa fornecedora de soluções para mobilidade urbana do mundo. Por meio de aquisições, a companhia garantiu a ampliação do portifólio e deve trazer para o Brasil novos sistemas de tecnologia da informação para o segmento veicular.

A norueguesa Q-Free, que no Brasil fornece os dispositivos eletrônicos de identificação instalado no pará-brisas dos veículos (tag) para o sistema Sem Parar e as antenas para as principais concessionárias de rodovias de São Paulo, tem se consolidado mundialmente como integradora de soluções na área veicular. A companhia, que participou de projetos que melhoraram o trânsito na Austrália, Portugal, Suécia, Eslováquia, entre outros, pretende atender a demanda do Brasil também. “Nossa expectativa é que com o crescimento da malha rodoviária e as perspectivas de ampliação de concessões, aumente também as necessidades de tecnologia para o mercado de arrecadação eletrônica de pedágio e outras soluções de monitoramento, controle de acesso e cobrança. Para tanto, estamos preparados para trazer para o país os melhores sistemas, cuja eficácia foi comprovada em projetos que desenvolvemos ao redor mundo” avalia Eduardo Coutinho, presidente da Q-Free para América Latina.

O Brasil representa o terceiro maior mercado da empresa no mundo. Por este motivo é o único da América Latina a abrigar uma unidade fabril para produção dos tags, em Campinas, São Paulo. “A partir da fábrica no Brasil atendemos toda a América Latina e o resto do mundo”, informa Coutinho. Segundo o executivo, além de fornecer hardware (tags e antenas), a Q-Free é também provedora de diversas soluções de tecnologia da informação para o segmento veicular. Com a aquisição da Dacolian, empresa especializada em softwares para leitura automática de placas, identificação e classificação veicular para Sistemas Inteligentes de Transporte, a Q-Free fortaleceu a posição neste segmento. “As soluções resultantes desta incorporação foram utilizadas, por exemplo, no projeto Sydney Cross City Tunnel (SCCT), da Austrália”, lembra Coutinho.

Outra tecnologia que a empresa está apostando é a de navegação global por satélite (GNSS – Global Navigation Satellite System), associada à comunicação dedicada a curta distância (DSRC – Dedicated Short Range Communications) – tecnologia utilizada nos tags. Para ampliar o portfólio neste segmento, recentemente, a Q-Free adquiriu a londrina Building Capital, especializada em soluções GNSS. Por meio deste sistema combinado é possível identificar o percurso realizado. Com isto, o motorista paga o pedágio proporcional à quilometragem rodada. Foi o que fez a Eslováquia no sistema de cobrança de pedágio de caminhões (truck-tolling).

A Q-Free é também especializada no fornecimento de soluções de multipistas de tráfego livre (MLFF – Multi Lane Free Flow), sistema que permite a identificação de veículos em movimento, sem a necessidade de parar o carro, reduzir a velocidade ou mesmo canalizar a pista para passagem na praça de pedágio. “O veículo pode usar todas as pistas e não apenas uma como ocorre hoje em dia com os usuários do sistema de arrecadação eletrônica de pedágio”, explica Coutinho. A Noruega foi um dos primeiros países a adotar a solução que também foi instalada em Portugal e também na Austrália onde a Q-Free encarou o desafio inédito de implantar um sistema de multipistas de tráfego livre dentro de um túnel.

Em Estocolmo, a introdução do sistema de taxa de congestionamento da Q-Free (Congestion Charging) contribuiu para uma redução de 10% na poluição do ar, de 20 a 25% no tráfego e 30% no tempo de viagem. Por meio do sistema, que utiliza câmera de vídeo equipada com software de Reconhecimento Automático do Número da Placa (ANPR - Automatic Number Plate Recognition), é enviado o número decodificado e as fotos da placa, em tempo real, para o sistema central que determina, com exatidão, a tarifa correta que cada veículo deve pagar por trafegar em zonas de perímetro urbano pré-determinadas. Sistemas Road User Charging e de Back Office complementam o portfólio da Q-Free.

A Q-Free está presente no Brasil desde 1999 e iniciou a produção, em Campinas, São Paulo, em 2003. A unidade fabril no país é a única da América Latina e tem 150 funcionários dedicados à produção de tags da Q-Free. A empresa encerrou o ano passado com um crescimento de 8%. Segundo Coutinho, o objetivo para este ano é mais que dobrar a receita. A Q-Free deve participar das licitações referentes ao projeto do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) do governo federal. “Estamos aguardando os próximos passos e o detalhamento das especificações técnicas para montarmos uma proposta. Nosso objetivo é atuar no fornecimento de equipamentos e integração de sistemas e trazer para o Brasil a experiência adquirida ao redor do mundo”, conclui Coutinho.

Perfil -A Q-Free, com sede em Trondheim, Noruega, é líder global no fornecimento de soluções e produtos para cobrança de pedágio rodoviário e monitoramento de tráfego, tendo como principais aplicações: coleta eletrônica de pedágio em rodovias, truck-tolling , pedágio urbano, estacionamento e controle de acesso. As soluções desenvolvidas pela companhia são baseadas em comunicação dedicada a curta distância (DSRC – Dedicated Short Range Communications) para os tags, licença para registro automático de placa (ALPR) sistema global de navegação por satélite (GNSS) com soluções implantadas na Europa, Ásia-Pacífico, Estados Unidos e América do Sul. A companhia tem cerca de 300 funcionários ao redor do mundo, atua em mais de 20 países e mantém subsidiárias na Suécia, Eslováquia, França, Tailândia, Brasil e Austrália.

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