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11/02/2010 - 08:12

Sanofi-aventis atingiu 7,361 bilhões de euros, alta de 3,8% no 4T09


E anuncia crescimento de dois dígitos em LLPA1 no ano de 2009, à medida que seu programa de transformação avança.

O comentário sobre o resultado ajustado, excluídos os elementos excepcionais2, é um indicador não-GAAP, que permite avaliar o desempenho econômico do Grupo. O resultado consolidado de 2009 está detalhado no anexo 6, bem como os detalhes dos ajustes e dos elementos excepcionais. O resultado líquido consolidado de 2009 foi €5,265 bilhões contra €3,851 bilhões em 2008. O LLPA consolidado de 2009 foi €4,03 contra €2,94 em 2008.

Ao comentar o desempenho do Grupo em 2009, o diretor-geral da sanofi-aventis, Christopher A. Viehbacher, declarou que “2009 foi o primeiro ano de implantação de nossa nova estratégia. Etapas decisivas já foram alcançadas, resultando no fortalecimento de nossas plataformas de crescimento e de nosso pipeline de P&D, ao mesmo tempo que registramos crescimento de dois dígitos no LLPA”.

Desempenho3 em 2009 estimulado pelas plataformas de crescimento - Forte desempenho de nossas plataformas de crescimento, intensificado pelas aquisições: Mercados emergentes (+19,0%), Diabetes (+19,4%), Vacinas (+19,2%), Produtos de Venda Livre (+26,8%), compensando amplamente o impacto da concorrência dos genéricos de Eloxatin® nos Estados Unidos e de Plavix® na Europa.

As vendas de vacinas contra gripe: €1,062 bilhão, incluindo €440 milhões da vacina A/H1N1. As vendas de Pentacel® atingiram €341 milhões nos Estados Unidos.

Lançamento de Multaq® nos Estados Unidos, de acordo com as previsões. Autorizações para comercialização também obtidas na União Europeia, Canadá, Suíça, Brasil e México.

LLPA ajustado em 2009, excluídos os elementos excepcionais em alta de 13,1% a câmbio constante para €6,49, segundo as perspectivas anunciadas.

Dividendo proposto: €2,40 por ação (contra €2,20 pagos em 2009), pagáveis em 25 de maio de 2010.

Avanços do programa de Transformação - Fortalecimento das plataformas de crescimento em 2009 com €6,6 bilhões investidos em 33 novas parcerias e aquisições.

Criação de uma plataforma de produtos de venda livre nos Estados Unidos após a bem-sucedida oferta pública de compra de ações da Chattem.

Avanços importantes em P&D: Realinhamento do portfólio; 60% do portfólio constituído de vacinas e produtos biológicos; diversas licenças e aquisições, avanços positivos do BSI-201, cabazitaxel e otamixaban.

Perspectivas para 2010 - Apesar da concorrência dos genéricos e devido ao desempenho das plataformas de crescimento, a sanofi-aventis prevê para 2010 crescimento do LLPA das atividades, a câmbio constante, entre 2% e 5%, salvo evento adverso maior imprevisto. Estas previsões não consideram a potencial concorrência do genérico de Lovenox®.

Vendas do quarto trimestre de 2009 e do exercício de 2009 - Salvo indicação em contrário, as taxas de crescimento das vendas apresentadas neste comunicado são expressas a câmbio constante1.

No quarto trimestre de 2009, as vendas da sanofi-aventis alcançaram 7,361 bilhões de euros, em alta de 3,8% sobre dados publicados. O efeito desfavorável das variações cambiais foi de 5,1 pontos, sendo 60% atribuíveis à desvalorização do dólar frente ao euro. A câmbio constante, e tendo em vista o impacto das mudanças na estrutura (principalmente da consolidação da Zentiva e Medley), as vendas apresentaram alta de 8,9%. Excluídas as variações na estrutura e as taxas a câmbio constante, o crescimento orgânico das vendas foi de 5,6% no quarto trimestre.

Em 2009, as vendas do Grupo chegaram a 29,306 bilhões de euros, em alta de 6,3%. As variações cambiais apresentaram efeito favorável de 1,0 ponto percentual. A valorização do dólar americano (e em menor escala do yen) contra o euro mais do que compensaram o efeito desfavorável de outras moedas. A câmbio constante, e após considerar as mudanças na estrutura (principalmente a consolidação da Zentiva e Medley no segundo trimestre e a suspensão da comercialização de Copaxone® pelo Grupo na América do Norte, desde 1º de abril de 2008), as vendas aumentaram em 5,3%. Excluídas as mudanças na estrutura e as taxas a câmbio constante, o crescimento orgânico das vendas em 2009 foi de 4,0%.

Desde 2004, a sanofi-aventis triplicou sua presença no país. É o maior grupo farmacêutico do Brasil, com uma participação de mercado (sanofi-aventis + Medley) de 11,2% (IMS/dez 09).

O Grupo é líder nos principais segmentos da indústria: medicamentos de venda sob prescrição, medicamentos isentos de prescrição (OTC) e líder do mercado de genéricos, por meio da empresa Medley.

A divisão de vacinas, Sanofi Pasteur, está entre os líderes do mercado brasileiro.

Em janeiro de 2010, o Brasil foi escolhido para ser a plataforma de genéricos para América Latina, cuja sede ficará localizada em Campinas.

A subsidiária brasileira é a maior operação do Grupo sanofi-aventis nos mercados emergentes, está entre as oito maiores do Grupo e a expectativa é estar entre as cinco primeiras filiais até 2011. O Grupo gera 4.500 empregos diretos no Brasil.

A sanofi-aventis construiu ao longo dos anos um amplo portfólio de medicamentos, adaptado às necessidades dos pacientes brasileiros e que faz parte da base da prescrição médica. São mais de 350 medicamentos, entre inovadores, genéricos e produtos isentos de prescrição (OTC), além de uma linha de mais de 20 vacinas de uso humano. 95% das vendas no Brasil provêm de medicamentos não patenteados.

Anunciados no final de 2009, investimentos de 100 milhões de dólares para ampliação da capacidade produtiva das 3 plantas do Grupo no Brasil (Suzano, Campinas e Sumaré) e para construção de uma nova unidade de anticoncepcionais genéricos, em Brasília.

As quatro plantas constituirão a maior plataforma industrial do Grupo sanofi-aventis fora da França. Atualmente, mais de 95% dos produtos vendidos no país são fabricados nas três fábricas do Grupo. [www.sanofi-aventis.com]

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