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11/02/2010 - 08:31

INSPIRAMAIS encerra com resultados positivos e realizará 2ª edição em julho

Em três dias e diversas atividades na programação, o INSPIRAMAIS reafirmou a necessidade de valorizar os produtos com identidade brasileira. Além de exaltar o made in Brazil, o Salão promoveu palestras, rodadas de negócios entre empresas nacionais e compradores da América Latina. Próxima edição acontece em São Paulo de 28 a 30 de julho.

O INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovação de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos finalizou sua primeira edição na ultima semana (05/02) com muito sucesso e o anúncio da segunda edição, que acontecerá entre os dias 28, 29 e 30 de julho em São Paulo.

O presidente da Assintecal, Luis Amaral ressaltou que a proposta do evento foi concluída com sucesso: “O INSPIRAMAIS é uma ação de estímulo às novas idéias, interligando a aplicação do design a cada segmento, gerando oportunidades, valorizando o produto nacional, incentivando e trazendo muito mais conhecimento por meio de oficinas especializadas e profissionais de primeira linha”.

Realizado pela Assintecal by Brasil (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e tem como patrocinador oficial o Grupo Artecola e de mais patrocinadores Amazonas, Cipatex, Sappi, Sintex e Solvay. O evento também conta com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos).

Design 100% brasileiro – Fórum de Inspirações Verão 2011 e TOP 20

Em três dias diversas atividades foram realizadas visando a valorização do conceito e desenvolvimento de produtos com características e matéria prima nacional.

Exaltação da cultura brasileira, responsabilidade social e experimentações raras foram alguns dos conceitos que nortearam as inspirações apresentadas no INSPIRAMAIS.

“O INSPIRAMAIS tem a missão de exaltar inovação no design brasileiro e nas tendências de moda”, declarou Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design da Assintecal que, junto com Jefferson de Assis e Tatiana Souza, anteciparam a pesquisa com as inspirações para o Verão 2011 durante o Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos, que destacou a cultura brasileira e novas pesquisas - norteando sempre a valorização do chamado "Made in Brazil".

Segundo Walter, o “Made in Brazil podem garantir espaço para competir em igualdade com modelos italianos e franceses: "Somos um povo resultante de diversas culturas e múltiplas influências, nosso valor e essência estão ligados à pluralidade. Assim, o nosso “Made in Brazil” deve refletir nosso espírito de ser brasileiro. Deve reinventar os conceitos e não copiar", acrescenta Walter Rodrigues.

Paralelo ao Fórum, o TOP 20 reuniu os componentes inovadores participantes do Fórum de Inspirações, eleitos por uma comissão formada por empresas do setor coureiro-calçadista: ABQTIC, Casa de Couro Romeu, Dakota, Dicastro, Fasolo, Kausa e Efeito, Klin, Montele, Santflex e Usaflex.

As empresas a seguir foram participantes e selecionadas para o TOP 20 do Fórum de Inspirações Verão 2011: AHB; Arte da Pele (com dois materias entre os eleitos); Bertex; Camélia; Blanca; Casquinha; Chart by Brasil; Curtume Santa Croce; Feito a Mão; Gelprene; ITM; Metalúrgica Reuter; MSM; RRV Comercial; Serigraffi; Solart; Unisola; Viver Bella (com dois materiais entre os eleitos) e Wolfstore.

Rodadas de Negócios - Entre as ações de prospecção comercial, o Projeto Brasil realizou 2.433 rodadas de negócios entre 80 expositores, indústrias do setor de componentes, que apresentaram a 30 fabricantes de calçados dos pólos de Franca, Jaú, Birigui, Belo Horizonte, São João Batista, Campina Grande e Juazeiro do Norte, os lançamentos para o verão 2011. Deste contato foram gerados R$ 2,2 milhões de negócios em curto e médio prazo.

Já o Projeto Comprador aproximou 60 indústrias de componentes brasileiros do mercado latino americano, representado por compradores do Peru, Colômbia, México e Equador. Foram realizadas 200 rodadas de negócio e gerados U$ 250 mil dólares durante o evento, com expectativa para os próximos 12 meses de U$1,5 milhões.

O terceiro projeto, Embaixadores, trouxe designers e linebuilders vindos da Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Taiwan para promover intercâmbio comercial e de informações de moda e design, valorizando e divulgando o “made in Brazil”. Para Katherine Novakowisk, representante comercial da empresa Jinga Shoes, de Londres, “Os produtos fabricados pelos ingleses terão muito do que foi visto no Brasil, como design, cores e inspirações”. A estimativa é gerar negócios a longo prazo.

O Projeto Conforto contou com a presença de dez empresários calçadistas colombianos interessados em componentes para calçados, couro e artefatos que ofereçam conforto e ergonomia aos calçados. Durante o Salão, os calçadistas também participaram de uma conferência sobre conforto, ministrada pelo consultor do projeto, Harri Elton Berlitz.

Do Brasil para Paris - Mod’Amond e Le Cuir à Paris - Do Brasil, alguns industriais participantes do INSPIRAMAIS seguiram direto para Paris, a fim de participar das feiras internacionais Mod’Amond e Le Cuir à Paris, realizadas de 09 a 12 de fevereiro. "Sempre lançamos primeiro na Europa, mas este ano, com o INSPIRAMAIS os brasileiros conheceram nossas novidades em primeira mão", afirma Jairo de Andrade, diretor da Casquinha, fabricante de acessórios para vestuário, que tem a madeira reflorestada como matéria prima e estará pela oitava vez no Mod'Amont.

Para Alini Moraes, diretora da Component's Group, exportadora de acessórios para confecção, a participação na feira europeia será importante para conhecer tendências e também apresentar aos demais participantes produtos com a cara do Brasil, uma vez que será a primeira participação da marca no evento. A Metalsinos apresentará ao mercado uma moda praia com acabamentos diferenciados. "A Metalsinos inova seu mix de produtos com vários lançamentos em metal e plástico", descreve Jacqueline Trott Martin, gerente comercial.

Seguindo a tendência dos exportadores brasileiros, a Irmãos Perfeito espera aumentar seu leque de contatos, afinal esta será sua primeira participação no Mod'Amont. "Esperamos realizar bons contatos, aproveitando este aquecimento do mercado brasileiro. Acredito em ótimos resultados", afirma Walter Perfeito Jr., gerente de marketing da marca.

Congresso de Inovação Tecnologia - O INSPIRAMAIS foi marcado ainda pelo Congresso de Inovação Tecnologia, que trouxe especialistas e profissionais convidados para abordar temas que exaltam a inovação tecnológica para incentivo do desenvolvimento de produtos sustentáveis no setor de componentes para calçados, couros e artefatos.

Patrocinado pela Petrobrás, Governo Federal, Rhodia e Solvay e apoiado pela ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Apex-Brasil, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o SEBRAE.

Entre os convidados, Kip Garland, consultor internacional da InovationSeed, que falou sobre o tema“Fechando o Gap entre sustentabilidade e o resultado dos negócios”; Dario Caldas, sociólogo discutiu sobre“A força da sustentabilidade nas tendências de consumo”; Charles Bezerra, diretor executivo da GAD Innovation, apresentou soluções sobre “Inovação e sustentabilidade” e Beth Furtado, psicóloga com especialização em Administração de Empresas e em Varejo, contou sobre sua pesquisa na questão do “O comportamento de compra, a moda e a sustentabilidade”.

Rhodia, Solvay, Artecola, FCC, Walter Villar, Mitsui Chemical e o SENAI participaram também do Congresso com palestras técnicas apresentando cases positivos e temas pertinentes a inovação e sustentabilidade.

III Prêmio Assintecal/Petrobras -Foi durante o Congresso de Inovação e Tecnologia que se conheceu os ganhadores do Prêmio Assintecal/ Petrobrás. O Prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas tecnologias e processos para o setor coureiro–calçadista além de aproximar o meio empresarial, universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica.

O primeiro lugar ficou para a pesquisadora Schana Andréia da Silva, da empresa FCC - Fornecedora de Componentes Químicos e Couros - com o trabalho "Rota livre de Isocianato - Sistema de Reticulação isento de isocianato, gerando adesivos aquosos de alto desempenho”, que se baseia no desenvolvimento dos adesivos base água na substituição por solventes. O segundo lugar foi conquistado por Cenira Verona e Angelita Cristiane Saul, da empresa Killing, que apresentou o trabalho “Em busca de desempenho no cenário aquoso”.

Sapataria artesanal- O Projeto Memórias do Fazer, capitaneado pelo designer Maurício Medeiros alcançou seus objetivos e emocionou industriais e profissionais do setor com o sapateiro italiano Amadeo Francesco Rivellini, que ensinou segredos e técnicas artesanais durante os três dias do evento.

Projeto Contém Design - Novas propostas e conceitos para embalagens de calçados trouxeram os designers Luiz Roberto Farina e Lincoln Seragini que apresentaram novos materiais e possibilidades de criação reutilização e principalmente agregação de valor ao produto final por meio de uma embalagem customizada e com características ligadas exclusivamente ao transporte e manuseio do calçado. “a embalagem não deve ser encarada como mais um custo para o produtor de calçados, pelo contrário, deve significar uma possibilidade de encantar o consumidor”, disse Lincoln Seragini.

Oficina de Criação e Visitas Guiadas - As empresas tiveram a oportunidade de exercitar e conhecer o exercício de aplicação dos componentes expostos dentro da sua própria coleção. A Oficina de Criação, ministrada pelos consultores de design Guto Marinho e Maria Eugenia Castellanos, ofereceu essa experimentação durante o INSPIRAMAIS. O que se viu foi pessoas muito interessadas em conhecer todos os processo de composição do calçado a partir do conhecimento de cada componente. "Os participantes nem imaginavam o trabalho que há por trás da fabricação do calçado. Pudemos mostrar cada componente, diferenciando muito bem um do outro e mostrando as suas aplicações", ressalta Maria Eugenia.

Logo após as oficinas, os participantes participavam de Visitas Guiadas, ministradas também pelos dois consultores. "Essa foi uma forma diferente e proveitosa de interpretar os conceitos fundamentais dos componentes", completa Maria.

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