Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2010 - 08:36

Testemunhos do cotidiano paulista na internet

Entre as páginas do novo site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br), está Viver em São Paulo, que oferece testemunhos da vida cotidiana no estado de São Paulo desde meados do século 18 ao início do século 20. O agrupamento de ofícios, censos, anuários, revistas e fotografias lançam olhares diferentes para o cotidiano paulista, que podem ser pelo ponto de vista de um ex-escravo ou de um presidente da província de São Paulo.

Os documentos reunidos neste site, datados de 1765 a 1912, registram uma multiplicidade de configurações políticas, sociais e econômicas vividas no estado e servem de base para reconstruir a história cotidiana de São Paulo.

A página Viver em São Paulo foi elaborada essencialmente a partir dos resultados obtidos em dois projetos de tratamento técnico de segmentos do acervo da instituição: Preservação da Memória Paulista, realizado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Memórias Paulistanas: preservação e disponibilização dos ofícios diversos de São Paulo, financiado pelo Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. Esses dois projetos tiveram o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar documentos da história de São Paulo por meio de bancos de dados, que hoje podem ser consultados nesta página.

O projeto da Preservação da Memória Paulista incluiu a digitalização dos Maços de População, documentação de caráter censitário, datada de 1765 a 1850 e organizada em ordem alfabética e cronológica por vilas. Os Maços de População abrangem a totalidade da população da Capitania e da Província de São Paulo, sendo um dos mais completos conjuntos censitários deste período. De acordo com o plano de trabalho assinado entre as duas instituições, o Arquivo Público ficou responsável pela restauração, ordenação e preparação de todo o material, enquanto a Imprensa Oficial realizou a digitalização da documentação.

Já a realização do projeto Memórias Paulistanas: preservação e disponibilização dos ofícios diversos de São Paulo garantiu a digitalização de ofícios recebidos pelo governo de São Paulo entre os anos de 1822 e 1921. Acompanham as correspondências alguns anexos de gêneros textuais como: abaixo-assinados, orçamentos, jornais, processos, prestação de contas, quadro de funcionários, requerimentos, relação de alunos, relatórios, entre outros. Documentos do gênero iconográfico também podem ser encontrados, tais como plantas e mapas, revelando o traçado geográfico e arquitetônico das épocas colonial e imperial.

Viver em São Paulo também conta com um espaço para periódicos do início do século XX, que retratam os novos hábitos paulistas, com destaque para a revista Vida Moderna (1914), uma das publicações de maior vendagem na época, e A Lua (1910) que mostra de maneira bem-humorada as transformações ocorridas na cidade de São Paulo no mesmo período.

Completam a página algumas publicações do Arquivo Público que abordam o cotidiano em São Paulo e uma galeria de fotos: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/viver

Perfil - O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira