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11/02/2010 - 09:01

Terceirização na administração moderna

A terceirização na administração moderna avançou de forma substancial. O fato se deve em parte a atuação de gestores – tanto aqueles que contratam quanto os que oferecem o serviço – no desenvolvimento da prática no sistema empresarial. Em meio a novo cenário econômico vigente, verifica-se ainda mais imprescindível o uso do conceito nas organizações, pautado em um modelo de parceria bastante avançado.

No entanto, a sua implementação continua exigindo planejamento, com objetivos bem definidos, visão de aperfeiçoamento permanente e busca pela excelência. Sem isso, torna-se frágil o esforço de uma empresa em dar eficiência à sua atividade-meio para que possa focar essencialmente à sua atividade-fim, que é a função da terceirização.

Esforços internos para o entendimento do que representa a terceirização se mostrou umas das premissas básicas para a evolução do modelo. Parceiros dispostos a contribuir com expertise para realizar esta mudança também são fundamentais nessa mudança de cultura.

A transferência a terceiros de atividades-meio ultrapassa as áreas de serviços gerais e avança no campo das áreas contábil, financeira e recursos humanos de forma bastante eficiente. A estas últimas práticas deu-se o nome mercadológico de outsourcing por atrelar gestão de processos.

A inserção crescente de atividades administrativo-financeiras no sistema de terceirização foi calcada no amadurecimento alcançado pela empresas de prestação de serviço na área, necessidade de mudanças à nova realidade empresarial, com estruturas menos verticais e mais horizontais, organogramas enxutos, redução de controles internos, diminuição de perdas, aumento da especialização e, principalmente, necessidade total de foco naquilo que gera riqueza à organização, em um mundo mais competitivo, de alta produtividade e sem fronteiras.

É concreto que o grande desafio da terceirização está em sua implementação dentro das organizações. E nesse quadro, o aculturamento interno no que tange a esclarecimentos da razão da iniciativa, envolvendo funcionários e executivos, é função inicial. Não basta, porém, centrar-se em explicações e tabulações do uso da prática por motivos de custo. É preciso ir muito além, como já foi explanado anteriormente neste artigo.

A base do processo de terceirização nas empresas está na sua capacidade de dar mais qualidade naquilo que ela gera à sociedade. Enxergar propriedades e atributos em serviços e produtos não é mais exclusividade de poucos. Tornou-se adoção comum. É preciso que todas as organizações entendam isso – seja aquela que contrata ou oferece a terceirização.

. Por: Vagner Jaime Rodrigues é sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.| E-mail: [email protected].

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