Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2010 - 08:33

Acordo de cooperação entre Escola Politécnica, Coppe e Usiminas é promessa para a universidade e o país

Investimento de R$ 28,9 milhões ao longo de 2010 na implantação do centro de pesquisa em siderurgia no parque tecnológico da Cidade Universitária.

Foi assinado um acordo de cooperação científica e tecnológica entre a Escola Politécnica (Poli/UFRJ), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Pesquisa e Engenharia (Coppe/UFRJ) e a Usiminas na manhã do dia 11 de fevereiro (quinta-feira), no Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão. A siderúrgica mineira fará investimento de R$ 28,9 milhões ao longo de 2010 na implantação de um centro de pesquisa em siderurgia no parque tecnológico da Cidade Universitária.

A primeira ação prevista no acordo é a realização de um estudo visando a melhor aplicação siderúrgica na exploração de petróleo em águas profundas, como o Pré-sal. Os testes de integridade dos equipamentos a serem utilizados irão ocorrer no laboratório de ensaios não-destrutivos, corrosão e soldagem (LNDC), um dos mais avançados e modernos do mundo. Para as pesquisas e os testes sobre o aço e o suporte para os problemas de corrosão, o convênio contará com a parceria do Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes).

Também será realizada, em caráter emergencial, uma análise do sistema de construção de prédios e casas em aço, já patenteado e produzido pela siderúrgica mineira. Os pesquisadores vão avaliar a viabilidade de aplicá-lo em locais sujeitos à atividade sísmica. Caso seja aprovado, o sistema pode ser uma boa saída para a reconstrução de regiões ou países abalados por terremotos,  uma vez que os prédios e as casas de aço são mais resistentes e reduzem o tempo de construção em até um terço do cronograma.

Para o diretor da Escola Politécnica, professor Ericksson Almendra, a parceria é importante não só pelas tecnologias que irá produzir, mas pela ampliação das possibilidades para os futuros engenheiros. “Hoje, apenas 7% dos estudantes universitários brasileiros cursam engenharia. A assinatura desse acordo é um incentivo para que mais jovens se sintam motivados a ingressar no curso, acabando com a escassez de profissionais qualificados no mercado”, explica o diretor. O vice-presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade, completa: “Estamos focados e empenhados nesse trabalho. Acreditamos no potencial e no desenvolvimento do Brasil, mas tudo só é possível com a ajuda de pessoas capacitadas, como encontramos na UFRJ”.

Participaram da assinatura do convênio, além do diretor da Escola Politécnica da UFRJ, professor Ericksson Rocha e Almendra, o diretor da Coppe/UFRJ, professor Luís Pinguelli Rosa; o vice-presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade; o diretor superintendente da Coppe/UFRJ, Segen Farid Estefen, e o professor Oscar Rosa Mattos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira