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12/02/2010 - 08:52

Consumidor europeu altera hábitos de consumo para economizar orçamento

Conclusão é de estudo da GfK sobre o dia-a-dia do consumidor europeu.

Nuremberg - um estudo da GfK, com dez mil e duzentos consumidores de nove países da Europa, aponta que, tendo a crise financeira mundial como pano de fundo, os europeus alteraram hábitos de consumo em diversas frentes com o objetivo de economizar no orçamento familiar. Mais de quatro em cada dez consumidores da Alemanha, Holanda, Áustria e Itália buscaram comprar produtos alimentares e bebidas a preços mais baixos. Para russos e italianos os cortes prioritários foram com roupas e calçados (49% e 43% respectivamente).

Reduzir as despesas com lazer para economizar dinheiro durante a crise foi uma das maneiras mais utilizadas pelos europeus: diminuir refeições em bares ou restaurantes foi a alternativa encontrada por alemães (48%), franceses (45%), austríacos (41%) e italianos (42%); deixar de ir a cafés ou bares foi a opção de quatro em cada dez respondentes na França e Alemanha; diminuir passeios à cinemas ou shows foi igualmente utilizada por franceses e alemães. Além disso, cerca de um em cada três consumidores da Alemanha, Áustria, França, Holanda e Reino Unido optaram por conter gastos com férias.

Postergar a compra de bens duráveis também foi uma medida importante na avaliação dos europeus. A compra de um carro, móveis ou eletrodomésticos, por exemplo, foi declarada como intenção adiadas especialmente para os russos (45%) e alemães (42%).

Também houve menção para: redução do uso de energia no aquecimento e ar condicionado (pouco menos de 40% dos britânicos e 27% dos holandeses) e busca por ofertas no transporte ferroviário ou aquisição de bilhetes aéreos mais baratos (forma utilizada para mais de um em cada quatro pessoas no Reino Unido, Alemanha e Áustria).

Na contramão - Consumidores da Espanha e Polônia declararam não terem as mesmas preocupações que seus vizinhos europeus. Quase um em cada três respondentes espanhois e poloneses disseram que nada foi modificado em seus hábitos diários de consumo para reduzir o orçamento familiar.

Mulheres são mais cautelosas - Reconhecidas como mais cautelosas, as mulheres europeias apontaram mudança em despesas com a compra de alimentos e bebidas (42% contra 34% entre os homens), roupas e calçados (43% contra 36%) e diminuição na compra de jornais e revistas (24% contra 18%).

Em média as donas-de-casa européias de classe média estão economizando dinheiro principalmente com: compras de alimentos e bebidas (48%); limitando despesas com roupas e calçados (47%); saindo menos a cafés (43%), restaurantes (46%) e cinemas (45%). Já o grupo de consumidoras mais velhas da classe média europeia tem menos necessidade de economizar, diminuindo os gastos somente com alimentos e bebidas (37%) e calçados e roupas (40%).

Os resultados apresentados foram extraídos do "Estudo do Consumidor Europeu 2010". Como parte deste compilado, a GfK entrevistou cerca de 10.200 consumidores da Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Áustria, Espanha, Polônia e Rússia, em dezembro de 2009. A pesquisa é representativa da população com faixa etária acima dos 14 anos.

Perfil da GfK - Criado há 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 110 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, SCJohnson, Matel, Vivo, Motorola, Nissan, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril, Volkswagen.

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