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12/02/2010 - 08:52

International paper América Latina cresce em 2009 com vendas líquidas de US$ 962 milhões


International Paper vendeu 922 mil toneladas de papel em 2009, registrando um crescimento de 19%.

A International Paper América Latina comemora os resultados das operações na região, em particular, no Brasil. Em um ano marcado pela crise econômica mundial, a empresa registrou vendas líquidas de US$ 962 milhões e volume de vendas de 922 mil toneladas (em metric tons) de papel não revestido. O EBITDA fechou o ano em US$ 230 por tonelada (em short tons).

Em 2009, a empresa realizou investimentos na ordem de US$ 87 milhões em suas unidades no País. Para garantir agilidade e controle de custos, investiu na criação de um sistema integrado de produção, que reúne suas unidades fabris localizadas em Luiz Antônio (SP), Mogi Guaçu (SP) e a nova fábrica de papel de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Com o início das operações, em fevereiro de 2009, esta nova fábrica de papel, primeira construída no País após o período de 13 anos, gerou 220 empregos diretos, e tem capacidade de produção de 200 mil toneladas de papel por ano. Juntas, as três unidades são capazes de produzir um milhão de toneladas de papel por ano. "2009 foi um ano de muito trabalho, lançamos novos produtos como o Chamex Super A3 e o Chambril Avena, além disso, conseguimos aumentar nossas vendas para o mercado europeu e implantar um plano para venda do mercado asiático", comenta Jean-Michel Ribieras, que assumiu a presidência da International Paper para América Latina em janeiro deste ano.

Para o novo presidente, a IP avaliou seus planos, revisou estratégias e está preparada para aproveitar as oportunidades com a retomada do crescimento da economia, após um ano de crise. A capacidade de produzir em grande escala permite a empresa competir globalmente, mesmo em cenários menos estáveis. "A IP foi uma das empresas que, mesmo sob condições adversas, conseguiu alcançar resultados positivos. Agora estamos preparados para crescermos na América Latina", afirma Jean-Michel. Para isso, o executivo terá uma gestão pautada no controle de custos fixos e no aumento de produtividade.

De acordo com o presidente mundial da IP, John Faraci, a excelência das operações, a redução de custos e o bom gerenciamento da capacidade de trabalho e de produção foram alguns fatores decisivos para enfrentar a crise.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social - O ano de 2009 também foi importante para a IP no que se refere à sustentabilidade. A companhia iniciou as atividades do Instituto International Paper (IIP), criado para administrar os projetos socioambientais que são desenvolvidos pela empresa com o objetivo de consolidar e difundir sua atuação sustentável. O instituto, que obteve o registro como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem como foco o desenvolvimento de projetos de educação socioambiental para crianças e adolescentes. Há mais de 34 anos, a International Paper investe em projetos socioambientais nas comunidades onde atua. Neste período, cerca de 290 mil pessoas já foram impactadas por suas ações. Ao todo, foram investidos, desde 2003, cerca de R$ 23 milhões. Para o Diretor Jurídico e Assuntos Corporativos da IP e presidente do IIP, Ricardo C. Zangirolami, é importante que o tema sustentabilidade nas corporações seja integrado como parte imprescindível do DNA empresarial, com ações práticas, efetivas, contínuas e consistentes. "Em 2009, demos importantes passos para a profissionalização das iniciativas de responsabilidade social corporativa reunindo todos os nossos projetos socioambientais sob a gestão do Instituto International Paper. Agora, nosso desafio é potencializar os benefícios destes projetos estendendo a experiência e o conhecimento do instituto para outras empresas e parceiros da IP", explica Ricardo.

Premiações - Em 2009, a IP Brasil recebeu várias premiações importantes, entre elas destacam-se os prêmios: "Empresas Mais Éticas do Mundo" - Revista Ethisphere; "Melhores Empresas para se trabalhar 2009" - Revista Exame; e "Empresa destaque do ano na área de Responsabilidade Social Corporativa", pela ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel).

IP - A International Paper, fundada em 1898, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2008, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 23,4 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.600 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification). | www.internationalpaper.com.br.

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