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12/02/2010 - 09:04

Ana Couto Branding & Design desenvolve embalagens para a Coca-Cola Light Plus


A Coca-Cola Brasil acaba de lançar a Coca-Cola light plus e inaugura uma nova era no mercado de refrigerantes de baixas calorias no país, com um produto que também é fonte de vitaminas B3, B6 e B12 e dos minerais magnésio e zinco. A consultoria estratégica de Branding, Ana Couto Branding & Design, contribuiu para o posicionamento deste lançamento no mercado brasileiro juntamente com a agência argentina Santo, proposta adaptada pela JWT, e pelo desenvolvimento de todas as embalagens.

Coca-Cola light plus é uma resposta a uma tendência do consumidor adulto de conciliar prazer, hidratação, controle de calorias e nutrição, e já foi lançada com sucesso em países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Uma lata do novo refrigerante supre 23% das necessidades diárias de vitaminas e minerais de um adulto. A Coca-Cola light plus é resultado de uma tecnologia avançada que preserva o delicioso sabor do refrigerante e permite a adição de nutrientes importantes para a saúde.

As embalagens foram idealizadas como uma evolução da Coca-Cola light, buscando sempre inovar sem que o consumidor fiel perdesse a identificação com o produto. “O produto é voltado para consumidores que se preocupam com a saúde e com o bem-estar, mas também que já estavam acostumados com o sabor da Coca-Cola Light. Por isso, houve a necessidade de manter aspectos de identificação com o produto”, comenta a CEO da consultoria, Ana Couto Branding & Design.

Foram desenvolvidos shrink (pack lata e garrafa), copo e rótulo para garrafa (500ml; 600ml; 1L; 1,5L; 1,75L; 2L e 2,25L) e latas (310ml e 350ml). Na lata, por exemplo, no anel azul superior, está impressa uma frase que reforça o posicionamento da marca: “Aproveite o que você gosta. Hoje e sempre”, confirmando o convite da marca para que as pessoas identifiquem o que as fazem felizes e, assim, trazer o que há de bom para perto dela. Além disso, para valorizar a união das vitaminas e do sabor, as embalagens dão grande destaque para os índices nutricionais, ao contrário de muitos produtos do mercado. “As embalagens são sofisticadas e remetem a inovação do produto. Além disso, os consumidores perceberão de imediato que trata-se de um produto que une prazer, hidratação, controle de calorias e nutrição, ao verem a tabela nutricional em destaque”, comenta Ana Couto.

Segundo a CEO, as ideias para este projeto foram transmitidas por meio de um intenso contato com a diretoria da Coca–Cola Brasil e partiu do conceito de que a vida acontece agora e não há tempo para esboço ou ensaio final. “O espetáculo já começou e as pessoas são os protagonistas. Por isso, elas devem ter uma postura positiva, priorizando sua realização agora, em uma felicidade intuitiva, sendo esta atividade mais simples do que parece, bastando olhar em volta”, explica a CEO. “A ideia era mostrar que o cotidiano já está recheado daquilo que te faz ficar bem. Como a Coca-Cola light plus”, complementa Ana Couto.

O produto também confirma uma tradição da Coca-Cola em liderar a inovação no mercado de refrigerantes. Na década de 80, foi lançada no Brasil a Diet Coke, substituída em 1996 pela Coca-Cola light, que consagrou o termo “light” para identificar refrigerantes de baixas calorias no país. Em 2007, foi a vez de outro sucesso: Coca-Cola Zero, que em poucos meses se tornou líder absoluta do mercado de refrigerantes de baixa caloria. No Brasil, o produto conquistou milhões de consumidores com a proposta de oferecer o sabor de Coca-Cola com zero açúcar, tornando o país um dos principais mercados da marca no mundo. Agora, em 2010, Coca-Cola volta a sair na frente com o lançamento de Coca-Cola light plus, estabelecendo mais uma evolução. “Não bastava apenas comunicar que a Coca-Cola light plus possuía um atributo funcional. Era preciso reforçar o vínculo emocional com os consumidores, criando uma razão de ser para a marca”, explica Ana Couto.

“Coca-Cola light plus é uma evolução não apenas da marca Coca-Cola light, mas de todo o mercado de refrigerantes. Desenvolvemos um produto que oferece ao consumidor brasileiro, além do prazer único de Coca-Cola light, nutrientes que atendem às suas necessidades. Com esse lançamento, a linha Coca-Cola amplia seu leque de opções disponíveis ao consumidor. E não vamos parar por aí. Coca-Cola light plus é o pontapé inicial para uma nova era de refrigerantes. A Coca-Cola Brasil continuará investindo em inovação e tecnologia de ponta para surpreender os consumidores”, comenta Luciana Feres, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.

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