Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2010 - 09:08

Cheques honrados superam expectativas

TeleCheque prevê queda do risco das operações de crédito no varejo em 2010.

São Paulo - O início do ano já mostra sinais que o 1º semestre terá indicadores bem favoráveis para o varejo. Prova disso foi a queda da inadimplência no mês de janeiro e, conseqüentemente, o crescimento dos cheques honrados no país. De acordo com a TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques, do total de cheques emitidos neste mês, 97,22% foram honrados, um crescimento de 0,56% frente o mesmo período do ano anterior.

Os índices de inadimplência nos anos anteriores estavam em patamares bem acima do atual, com 4,91% (jan/08) e 3,32% (jan/09), refletindo em um mercado inseguro para ampliação do crédito e realização de ações para alavancar as vendas. "O perfil de consumo nacional passou por uma evolução comportamental, ou seja, temos consumidores mais adimplentes e conscientes no ato da compra. Com isso, o varejo está mais confiante e os comerciantes vão aproveitar este ano para investir no crescimento de seus negócios e ampliação do crédito", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
.Mês …......Índice de Cheques Honrados (%).......Inadimplência (%)
Jan/10.........................97,22..............................................2,78
Jan/09.........................96,68..............................................3,32
Jan/08 …....................95,09..............................................4,91

Nesse sentido, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, que registraram índices de cheques honrados acima da média nacional, 97,60% e 97,50% respectivamente, sentiram mais o impacto do novo perfil de consumo. "Essas regiões têm um grande potencial e esse é o momento dos varejistas aproveitarem. Estamos com a economia estável, cheia de perspectivas positivas e, mais do que isso, temos um consumidor maduro quanto a sua capacidade de endividamento, mantendo suas linhas de crédito abertas no mercado", detalha o vice-presidente. Por outro lado, o índice de cheques honrados sofreu queda de 1,01% quando comparado com dezembro de 2009 (98,21%)."Esse declínio é normal, pois reflete a sazonalidade do Natal", resume.

No ranking por Estado, a liderança ficou com os consumidores de Sergipe (98,33%) que saltaram da décima sétima colocação para o topo da lista, um crescimento equivalente a 0,81%. Na sequência estão Espírito Santo (98,08%), Minas Gerais (97,93%), São Paulo Interior (97,85%), Pernambuco (97,81%) e Goiás (97,63%).

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheques - e não a quantidade de folhas de cheques emitidas - metodologia considerada mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.

TeleCheque - Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 13 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques). | Twitter: https://twitter.com/telecheque

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira