Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2010 - 09:32

PECE/Poli oferece curso sobre pavimentação

O curso atende a uma demanda crescente por mão-de-obra especializada.

O Brasil ainda não utiliza todos os materiais e técnicas de aplicação mais avançados existentes hoje para asfaltar ruas e rodovias. Mas, nos últimos anos, o País vem diminuindo a defasagem em relação ao emprego de novas soluções para pavimentação. “Já estamos utilizando, por exemplo, asfalto com borracha e concreto compactado com rolo, que garantem boa durabilidade aos pavimentos”, diz o especialista José Tadeu Balbo, professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do programa de treinamento “Pavimentação – Uma Abordagem Mecanicista”, oferecido pelo Programa de Educação Continuada da Poli (PECE/Poli).

Segundo ele, para que haja um avanço efetivo nessa área é necessário maior conhecimento por parte dos profissionais que projetam obras de pavimentação asfáltica. “O curso foi criado para mudar esse quadro e atender a uma demanda crescente por mão-de-obra especializada”, explica Balbo.

O treinamento apresenta os materiais mais modernos existentes hoje para pavimentação, além de dar subsídios para que o aluno projete soluções de pavimentação e recapeamento eficientes e consiga identificar os problemas que geram a degradação do asfalto.

O conteúdo das aulas é baseado no livro “Pavimentação Asfáltica: Materiais, Projeto e Restauração”, de autoria do próprio professor. Para acompanhar o curso, os alunos também recebem um software de última geração, denominado MnLayer, desenvolvido pela Poli e pela Universidade de Minnesota, nos EUA. Com ele, é possível analisar os deslocamentos, deformações e tensões em pavimentos sob a ação de cargas externas, como aeronaves, tanstêineres em portos, caminhões em rodovias, ônibus em corredores urbanos etc. “O software aceita até 20 camadas de pavimentos e possui uma rotina numérica de solução para a Teoria de Sistemas de Camadas Elásticas mais rápida do que outros programas”, ressalta Balbo.

O treinamento tem duração de 36 horas e é dirigido a profissionais da área de Engenharia Civil que trabalham em empresas públicas, privadas e prefeituras. As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro. As aulas, que têm início em março, são ministradas nas dependências da Poli, na Cidade Universitária, em São Paulo, uma vez por semana à noite. O ingresso é feito por meio de processo seletivo, que inclui análise de currículo.[ Site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2998-0000].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira