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13/02/2010 - 06:51

Saúde: Pesquisa mapeia satisfação dos brasileiros em relação aos serviços público e privado

Levantamento da GfK aponta para número maior de usuários satisfeitos com os serviços prestados por meio de convênios e planos de saúde.

A GfK Brasil, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do País e do mundo, realizou uma pesquisa para mensurar a satisfação da população em relação aos serviços públicos e privados de saúde. O levantamento, realizado por meio de 1.000 entrevistas com pessoas da classe A, B. C e D, de 12 capitais e regiões metropolitanas, em todo o País, verificou que as médias de satisfação, quando comparados os usuários dos serviços públicos e privados, são bastante divergentes.

De acordo com a pesquisa, atualmente 45% dos entrevistados possuem plano de saúde ou convênio médico. A média de satisfação destes brasileiros – considerando uma escala em que 0 corresponde à extrema insatisfação e 10 representa o oposto – foi 7,54. Segundo os números do levantamento, 27% das pessoas com plano de saúde deram nota 10 ao serviço.

Já em relação aos usuários dos serviços públicos de saúde, o apresentado pela pesquisa é bem diferente. Os números apontam que 68% das pessoas que fazem uso do serviço público, deram notas de 0 a 5. A média geral alcançada pelo serviço foi 4,22, o que demonstra grande insatisfação por parte dos usuários. Cerca de 21% desta fatia dos entrevistados deram nota 0 ao serviço público.

Comparando-se as duas principais regiões metropolitanas, o serviço público de saúde é melhor avaliado em São Paulo do que no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a média de satisfação alcançada foi 4,82, enquanto no Rio foi 3,09.

A GfK - Criado há 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a quarta maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, SCJohnson, Matel, Vivo, Motorola, Nissan, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril, Volkswagen.

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