Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2010 - 07:14

'A Revolta dos Parceiros na Ibicaba' é lançado em São Paulo

Livro conta a história da imigração européia promovida pela iniciativa privada em fazendas paulistas.

São Paulo- A história da imigração européia na Província de São Paulo - e a contribuição desses imigrantes para o desenvolvimento e a formação sócio-cultural do Estado e mesmo do Brasil - é o tema do livro “A Revolta dos Parceiros na Ibicaba” (Unigráfica), que será lançado no próximo dia 25 de fevereiro, na capital paulista. O lançamento conta com o apoio do Instituto Martius Staden e do Carlota Schmidt Memorial Center.

Escrito pelo historiador José Eduardo Heflinger Júnior e disponível em duas línguas (português e inglês), o livro é resultado de um trabalho de 26 anos de pesquisa em arquivos brasileiros e europeus, em busca de informações sobre a imigração promovida pela iniciativa privada nas fazendas da Província de São Paulo. Essa história é apresentada de forma cativante e instrutiva na obra, que é ricamente ilustrada com documentos inéditos e raros, reproduzidos a partir de originais, de diversos acervos, datados do século XIX.

O livro tem como foco a figura polêmica do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, fazendeiro, proprietário da famosa e futurística Fazenda Ibicaba, localizada em Limeira, no interior paulista. Nessa fazenda foi realizada a primeira experiência imigratória sob o sistema de parceria no Brasil. Nela, também, ocorreu a revolta liderada pelo suíço Thomas Davatz, que culminou na proibição da emigração nos estados germânicos e na Suíça. O evento envolveu suíços, alemães, portugueses e escravos africanos. Após a Revolta dos Colonos da Fazenda Ibicaba, veio a crise do sistema de parceria, iniciada em dezembro de 1856.

Esses fatos, ocorridos durante a fase áurea do café e que envolveram outras fazendas na região do Berço da Imigração Particular (constituído pelas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, Jundiaí, Amparo, entre outras), são o principal destaque de “A revolta dos Parceiros na Ibicaba”.

O projeto de elaboração desse livro contou com o apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Programa de Ação Cultural (PROAC) e, ainda, com a colaboração de diversos apoiadores: Köhler Stiftung (Munique), Swiss International Air Lines, Consulado Geral da Suíça em São Paulo, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Consulado Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, Instituto Martius Staden, Dra, Eva Haebisch e Prof. Gilberto Calcagnotto (Universidade de Hamburgo)

.[ Lançamento do livro “A revolta dos Parceiros na Ibicaba”, dia 25 de fevereiro de 2010, às 19h30, na Sede do Instituto Martius Staden - Rua Itapaiúna, 1355 – Panamby – São Paulo (SP) (Entrada pelo Portão da Unidade III do Colégio Visconde de Porto Seguro). Editora: Unigráfica | Línguas: Português e inglês | Vendas: Livrarias Saraiva e site www.saraiva.com.b | Preço: R$ 40,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira