Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2010 - 08:39

Lá fora também se joga bola: As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos

Diz o ditado que religião e futebol não se discutem. Mas quem liga para os ditados? A polêmica move o futebol assim como a fé move a religião. Então quais são as melhores seleções estrangeiras de todos os tempos? Para o jornalista Mauro Beting elas são sete, espalhadas por décadas e histórias diferentes.

Por incrível que pareça, joga-se bom futebol até fora do Brasil. E algumas seleções estrangeiras montaram equipes maravilhosas, a ponto de revolucionar a forma de jogar nosso esporte favorito. Nesse livro da Editora Contexto, o jornalista e comentarista Mauro Beting escala As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos. O autor nos guia por um passeio pela história futebolística com ótimas narrativas, belas fotografias, lista de convocados e detalhamento dos esquemas táticos de cada equipe. Beting nos apresenta a trajetória de sete seleções que deixaram suas marcas no campo e na mente dos amantes do futebol.

Com um estilo descontraído, o escritor conduz o leitor pelos caminhos percorridos pela Hungria de 1954, do craque Puskas, e pela Inglaterra de 1966, do goleiro Gordon Banks (que quatro anos depois faria a sua famosa defesa contra a cabeçada de Pelé). Em seguida, os mecanismos do carrossel holandês de 1974 são revelados. No mesmo ano, temos a Alemanha de Beckenbauer, campeã em cima daquela mesma Holanda. Da década de 1980, as representantes são a Itália de 1982, carrasca do futebol arte brasileiro, e a Argentina de 1986 – aquela da mão de Deus de Maradona. Por fim, a última campeã do século XX, a França de 1998.

Para chegar nessas sete eleitas, Mauro Beting se utilizou de seis critérios. Todas as equipes: disputaram uma Copa do Mundo; tiveram jogadores que entraram em campo a partir de 1952, período com mais facilidade de se conseguir imagens arquivadas e disponíveis aos nossos olhos; eram de países diferentes; jogaram um belo futebol, mas algumas não foram campeãs, mostrando que não é preciso conquistar uma Copa para ganhar o mundo; eram respeitadas, indicando que nas quatro linhas o campeão não precisa ser admirado; tiveram ao menos um grande craque que desequilibraram os adversários em campo. Com esses elementos na mão o autor presenteia todos os fãs de futebol com um livro enriquecido de informações completas sobre o jogo de cada um desses times.

“Se o mundo da bola discute até quem é o “Pelé” do futebol (Pelé? Maradona? Garrincha?), definir as melhores seleções de todos os tempos (fora as brasileiras) é assunto para a vida toda. É quase impossível comparar períodos distintos do esporte, e pode resultar anacrônico igualar o futebol de diferentes décadas. A bola que voa em 2010 é outra pelota, se comparada a que rolava em 1970. Piorou? Melhorou? Mudou. Como a vida. Como o mundo”, relata Mauro Beting na introdução do livro.

Mauro Beting é jornalista e comentarista de futebol da rádio e tv Lance!, da rádio e tv Bandeirantes, além de apresentador do Bandsports. Escreve para o jornal Lance!, para a revista Fut! e possui blogs no Lancenet! e nos portais Yahoo! e Cidade do Futebol.

. [Livro: As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos | Autor: Mauro Beting | Formato: 16x23 cm; 240 páginas | Preço: R$ 33,00 . Próximos livros: Os melhores camisas 10 do futebol brasileiro – Marcelo Barreto (Março) | Os melhores laterais do futebol brasileiro – Paulo Guilherme (Março) | Os melhores goleiros do futebol brasileiro – Luis Augusto Simon (Abril) | Os melhores volantes do futebol brasileiro – Sidney Garambone (Abril) | Os melhores centroavantes do futebol brasileiro – Milton Leite (Maio)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira