Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2007 - 09:11

As vantagens da utilização do aço inox na produção da cachaça

O Núcleo Inox – Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável – e as empresas associadas Acesita Serviços – São Paulo, Mecanochemie Indústrias Químicas e Metainox participam da 10ª edição da Expocachaça, entre 31 de maio e 3 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte - MG, e apresentam aos profissionais do mercado as vantagens da aplicação do aço inoxidável nos equipamentos de produção e comercialização da cachaça.

Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça, o Brasil exporta para mais de 70 países cerca de 1,5 % da produção da bebida. Os números mostram que as exportações cresceram e essa performance se deve, prioritariamente, ao estabelecimento de padrões de qualidade seguidos para a exportação da bebida.

Atualmente, para integrar esse competitivo mercado, os produtores de cachaça dependem de equipamentos de alta qualidade e isso somente é possível com a utilização de matérias-primas de elevado padrão.

Para manter a qualidade da bebida, que pode ser prejudicada por contaminação quando equipamentos e recipientes utilizados na sua produção são feitos com materiais inadequados e rugosos, a cachaça deve ser produzida com técnicas eficientes e em equipamentos apropriados, como os produzidos em aço inoxidável.

Resistente à corrosão e caracterizado por ter uma superfície muito lisa, o que impede o acúmulo de impurezas na superfície dos tanques e, conseqüentemente, o desenvolvimento de bactérias, o inox tem como principais atributos a facilidade de limpeza – o que confere aspecto higiênico às instalações –, design inovador e, melhor, custos competitivos.

O Núcleo Inox e as empresas associadas levam para a Expocachaça o know-how necessário às empresas desse setor no que se refere às informações relevantes sobre a aplicação do aço inox nos equipamentos utilizados para a produção da bebida.

Segundo Arturo Chao Maceiras, diretor-executivo do Núcleo Inox, o trabalho da entidade visa esclarecer o potencial de consumo do aço inox nesse mercado e sua conseqüente colaboração com a qualidade da cachaça. “Enxergamos um grande potencial de crescimento desse mercado, já que os fabricantes de aguardente precisam padronizar a qualidade do produto, seja para ampliar exportações ou para atingir nichos mais nobres do mercado interno”, diz.

Mercado da cachaça em BH - A Expocachaça surgiu com objetivo de criar ampla vitrine do agronegócio cachaça, fortalecendo o conceito de bebida nacional do Brasil. O evento é, hoje, o maior do País com enfoque no mercado da cachaça de alambique; derivados como batidas e coquetéis; a internacional caipirinha, equipamentos, serviços, insumos, licores etc.

Pioneira e em evolução permanente, a 10ª edição da Expocachaça ocorre simultaneamente à SuperAgro 2007.

Expocachaça 2007, de 31 de maio a 3 de junho de 2007,Estande do Núcleo Inox: número 3, na Expominas – avenida Amazonas, 6030, Belo Horizonte – MG. Sites www.nucleoinox.org.br) e da Expocachaça (www.expocachaca.com.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira