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19/02/2010 - 08:10

Serviço Postal dos EUA concede um contrato de engenharia à ZAP para o carro elétrico dos correios

Santa Rosa, Califórnia -O Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS, na sigla em inglês) concedeu um contrato de engenharia para o pioneiro carro elétrico ZAP (OTC Bulletin Board: ZAAP) pelo design e desenvolvimento de uma versão elétrica de seu Veículo de Longa Vida (LLV, na sigla em inglês).

A ZAP converterá os pequenos caminhões de entrega de correio movidos a gasolina para que eles funcionem à base da eletricidade especificamente para as instalações do USPS em Santa Rosa, Califórnia. A seguir, no final deste ano, o veículo convertido será submetido a testes de campo na área metropolitana de Washington. A ZAP foi escolhida juntamente com outras quatro empresas num competitivo processo de licitação nacional realizado pela USPS.

No dia 17 de fevereiro (quarta-feira), a deputada federal pela Califórnia Lynn Woolsey, do Partido Democrata, percorreu as instalações da ZAP, comentando sobre a criação de empregos pela ZAP e pelos Correios: "Aprecio isto o que a ZAP vem fazendo por ter perseverado todos estes anos, sabendo o que deveríamos fazer como país. Acho que a maioria dos membros do Congresso, e da Câmara de Deputados em particular, sabe que eles estavam certos no fato de que seria preciso investir nisto".

O Serviço Postal dos EUA opera uma frota de aproximadamente 142.000 LLVs que integram a maior frota civil do mundo, de acordo com as fontes do USPS, com 218.684 veículos viajando mais de 1,25 bilhão de milhas a cada ano. A frota do USPS consumiu 444 milhões de galões de combustível em 2009, com um custo aproximado de US$1,1 bilhão. Os veículos do órgão federal fazem 10,4 milhas por galão, em média, porque a maioria roda em baixa velocidade e faz paradas frequentes com o motor em marcha lenta quando o carteiro está colocando correspondência nas caixas postais.

O deputado federal José E. Serrano, democrata de Nova York, apresentou uma lei solicitando que pelo menos 20.000 veículos elétricos sejam utilizados pelo USPS para reduzir o consumo de combustível. Serrano também requisitou a alocação de US$1,86 bilhão para que o Departamento de Energia e o Serviço Postal convertam os atuais pequenos caminhões ou construam novos. O projeto de lei 4399, batizado como Ato de Fabricação de Veículo Elétrico Americano, foi recomendado pela Comissão de Supervisão e Reforma de Governo.

A ZAP acredita que o uso dos pequenos caminhões elétricos na frota postal pode representar uma oportunidade de mercado bilionária para os fabricantes de veículos elétricos e ter um impacto positivo sobre o meio ambiente ao aumentar a eficiência ao mesmo tempo em que reduz a poluição do ar e o consumo de gasolina.

Perfil - A ZAP é um dos mais antigos fornecedores de veículos elétricos de todo o mundo, tendo entregue mais de 117.000 num amplo espectro de veículos elétricos rodando em mais de 75 países desde 1994. A ZAP fornece caminhões e caminhonetes elétricas para as frotas militares e governamentais e é uma inovadora em motocicletas, lambretas e tricilos elétricos. A ZAP fornece alguns dos carros e caminhonetes elétricos em produção atualmente que rodam nas cidades e está alavancando o know how de sua tecnologia acumulada no desenvolvimento de um carro elétrico de alta velocidade a um custo acessível chamado ZAP Alias.[www.zapworld.com]. PR Newswire

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