Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2010 - 08:41

Fibermaq confia na retomada do mercado de máquinas para compósitos

Empresa espera crescer 20% em 2010.

Em se confirmando as suas projeções, 2010 será inesquecível para a Fibermaq, a mais antiga fabricante brasileira de equipamentos para a transformação de compósitos – foi fundada em 1978. José Batista de Andrade, diretor, confia numa evolução de 20% frente ao sonolento 2009, ano em que a Fibermaq cresceu pouco mais de 1%.

“O setor de bens de capitais é o primeiro a sofrer com a crise econômica e o último a se livrar dela. Mesmo assim, nosso resultado no ano passado não chegou a ser negativo. Agora, diante de tantas perspectivas otimistas, principalmente relacionadas aos investimentos em infra-estrutura, esperamos retomar a boa fase vivida em 2008”, afirma Andrade. Vale lembrar que a construção civil lidera a demanda por compósitos no Brasil – 46% em 2009 – e que, segundo o Sinduscon-SP, o PIB do setor deve crescer 8,8% este ano.

Além de fabricar máquinas e acessórios para quase todos os processos envolvendo os materiais compósitos, a Fibermaq atua com bastante intensidade no segmento de poliuretano (PU). Monta na sua planta em São Paulo diversos tipos de injetoras e, desde a metade de 2009, representa com exclusividade no país a italiana SAIP, referência mundial em injeção de PU. “O mercado de compósitos continuará respondendo pela maior parte das nossas vendas, algo em torno de 70%, mas temos recebido muitas consultas de empresas que processam PU, tipo de matéria-prima cujo consumo está intimamente ligado ao poder de compra da população”, comenta.

África e Ásia - As exportações foram responsáveis por cerca de 20% do resultado da Fibermaq em 2009. Vender para fora do país, aliás, foi uma forma que a empresa encontrou para compensar a retração do mercado doméstico – mesmo com o câmbio pouco atraente. “Participamos da JEC Asia Show, em Cingapura, escalamos um novo distribuidor no Peru e firmamos um acordo com a Jushi Group (HK) Sinosia, que passou a fornecer as nossas máquinas na África do Sul”, lembra o diretor. Para este ano, Andrade acredita que as exportações da Fibermaq cresçam de forma mais modesta – quase dobraram em 2009 –, e representem pouco mais de 8% no cômputo geral. “Mais recentemente nos aproximamos de clientes da Argélia e de alguns países da Ásia. Ainda não fechamos os negócios, mas as expectativas são boas”, completa. | www.fibermaq.com.br

Perfil Fibermaq - Fundada em 1978, na cidade de São Paulo, a Fibermaq é pioneira na fabricação de equipamentos para o processamento de compósitos, poliuretano, epóxi e adesivos em geral. Ao longo desses período, mais de 1.500 laminadoras, gelcoateadeiras, injetoras de RTM e máquinas de enrolamento filamentar, entre outras, foram comercializadas pela empresa no Brasil e em toda a América Latina. [ www.fibermaq.com.br ou telefone (11) 5511-9001].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira