Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2010 - 08:41

Nordeste tem a segunda maior participação na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Universitários da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe participam da competição de engenharia, em São Paulo.

O Nordeste terá a sua maior participação na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, desde que disputou pela primeira vez em 1996. Sete dos nove Estados da região possuem equipes inscritas na competição: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No 16º ano, a competição de engenharia será realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Ao todo, estão inscritas 66 equipes (15 do Nordeste), compostas por universitários, que aceitaram o desafio proposto pela SAE BRASIL: projetar, buscar patrocínios e construir carros off-road, denominados Baja SAE, para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Além da avaliação de projeto (relatórios e apresentação), durante a competição os carros serão submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro de resistência com quatro horas de duração.

As 15 equipes do Nordeste (foram 11 em 2009) representam 13 instituições de ensino da região. Sergipe será representado pela primeira vez, com a equipe Serbaja, formada por 13 alunos da Universidade Federal de Sergipe.

Gestão - Promover a troca de informações com outras universidades e profissionais é o objetivo da equipe sergipana, que desenvolveu um carro simples, mas que acredita ser resistente. A equipe investiu na organização para atingir metas e prazos na execução do projeto. “Nos dividimos em grupos de trabalho, criamos um cronograma de tarefas com uso de software e desenvolvemos um banco de dados para acessar informações dos subsistemas do veículo”, conta Bruno de Carvalho, capitão da equipe.

A equipe CarPoeira, da Universidade Federal da Bahia, também apostou na gestão para trabalhar os subsistemas do veículo. “Isso facilitou muito o trabalho”, diz Marcelo Souza de Carvalho, capitão da equipe, que disputará com um carro com suspensão dianteira tipo duplo A e traseira tipo eixo oscilante, por considerar mais leve e de fácil construção, além de amortecedores reguláveis. Com 170 kg, o veículo atinge velocidade máxima de 60 km/h.

Pernambuco possui quatro equipes inscritas, a maior representação por Estado do Nordeste. São as equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco; e as equipes Corisco 1 e Corisco 2, da Escola Politécnica de Pernambuco.

Palha de coco - Participantes há 10 anos, as equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, fazem história de bom desempenho na competição, desde que começaram em 2000. Em 2009, a equipe Mangue Baja 1 se classificou em quinto lugar. Reestruturada, a equipe conseguiu este ano agilizar o trabalho, fazer análises e utilizar melhor os conceitos da engenharia e desenvolvimento de produtos. “Os carros atendem às expectativas do consumidor final: estética agradável, eficiência, conforto e desempenho”, diz Monik Maia Santa Rosa, capitã da equipe Mangue Baja 1, que aplicou palha de coco no painel do veículo. Os carros da UFP pesam cerca de 180 kg e atingem velocidade máxima de 65 km/h.

O Nordeste será representado ainda por alunos da Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande (PB), Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Instituto Federal do Piauí e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além do Nordeste, a competição reunirá equipes de Brasília, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Ao final da competição, no domingo, as três instituições que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Carolina, que será realizada pela SAE International, de 8 a 11 de abril, na Carolina do Sul, EUA. A competição internacional reúne mais de 90 equipes de diferentes países. Em 2008, o Brasil se sagrou tetracampeão na competição, que foi realizada no Canadá.

Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

.[16ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS, de de 25 a 28 de fevereiro de 2010, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira