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19/02/2010 - 09:07

Vinícola Campo Largo aposta no segmento de sucos naturais

Fortalecendo o setor no Paraná e gerando empregos.

A Vinícola Campo Largo está recebendo as uvas plantadas e colhidas no Paraná para a elaboração de sua linha de sucos, resultado de uma parceria firmada com o Governo do Estado através do projeto “Consolidação da Uva Rústica como Negócio da Agricultura Familiar no Paraná”. O processo foi iniciado em fevereiro de 2009 como uma estratégia de fortalecer o segmento local de vitivinicultura, fomentar a economia e tornar a região referência no plantio de uvas.

O objetivo do projeto é estimular o plantio de uva no Estado e a produção de vinhos e sucos a partir do benefício fiscal, com a isenção do ICMS. A Vinícola Campo Largo está distribuindo mudas e fazendo o acompanhamento técnico do trabalho, desde orientações sobre o plantio, preparo do solo, escolha da variedade de uva mais indicada para cada região até a colheita. Os produtores, por sua vez, respondem pela terra e pela mão de obra aplicada no trabalho. “Com a adesão ao projeto geramos empregos diretos e indiretos, e temos a previsão de contar com a colaboração de até 400 famílias nos próximos anos”, afirma Giorgeo Zanlorenzi, diretor-presidente da Vinícola.

Parte do estoque ainda será complementado com uvas plantadas na região de São Marcos (RS), mas a meta da empresa é que em cinco anos toda a produção seja proveniente dos parreirais do Paraná. Este ano a empresa receberá uvas de produtores localizados em municípios como Campo Largo, Palmeira, Bituruna e Mallet. “Estamos otimistas com a qualidade das uvas da safra deste ano aqui no Paraná, pois o clima está menos chuvoso que no Rio Grande do Sul”, diz Zanlorenzi.

Nesta primeira leva, a Vinícola receberá 300 mil kg de uva para a produção de 200 mil litros de suco, envasados em sua totalidade na sede da empresa em Campo Largo. “Nossa expectativa é de quintuplicar a produção de suco de uva e passar de 400 mil litros ao ano para 2 milhões de litros em 2010”, estima o diretor-presidente. “Em 2010 distribuiremos mais 130 mil mudas aos produtores, uma quantidade 4,3 vezes maior que a utilizada no ano passado. E, para o ano que vem, a quantia aumentará para 140 mil mudas”.

Aposta na linha wellness- Como resultado deste projeto, a Vinícola está lançando no mercado um novo produto inserido na linha wellness: seu suco premium Casa da Uva, produzido com uvas selecionadas nas versões branco e tinto, selecionadas a mão e mais encorpado, com embalagem de vidro e tampa de metal, testado inicialmente no segmento de food service curitibano. Comercializado em embalagens de 300 ml, 500 ml e 1 lto, o Casa da Uva utilizará as variedades Bordeaux e Isabel para os tintos e Niagara para os brancos.

Além disso, a empresa mantém a produção do já consagrado Suco de Uva Campo Largo, feito em processo quase artesanal, que dura até 60 dias, com o uso de uvas elaboradas sem conservantes, corantes, açúcar e água, ou seja, 100% natural. A empresa resolveu apostar no mercado de sucos naturais pelo fato do produto apresentar os mesmos benefícios do vinho, além de colaborar na prevenção de doenças, reduzir a formação de placas de gordura que podem entupir as artérias, combater a fadiga e a anemia, além de contribuir de forma positiva com o sistema circulatório e ajudar a aumentar o nível HDL, o bom colesterol.

Conhecida internacionalmente pela sua variedade de vinhos, onde atua desde 1942, a Campo Largo vem apostando em produtos diferenciados para atingir um maior share de mercado. Um exemplo é o lançamento do Lunar Moscato, no final de 2009, frisante inserido em um segmento único, sem concorrentes, e que superou as expectativas da empresa quanto às vendas e aceitação de público. “Já somos reconhecidos no mercado de vinhos, agora nossa proposta é nos tornarmos referência também no mercado de sucos, frisantes e espumantes”, explica Zanlorenzi.

Ainda para o primeiro trimestre de 2010, a Vinícola prepara o lançamento oficial de sua loja (já em funcionamento em Santa Felicidade, tradicional bairro de descendentes de italianos de Curitiba) e a reformulação da loja em Campo Largo, antes terceirizadas e que agora passam a contar com a gestão da empresa. A ação faz parte de um processo de posicionamento de marca e de mercado, resultado do investimento em um elaborado plano de marketing, e traz consigo a modernização do sistema de gestão, a capacitação do atendimento, com profissionais especializados e com conhecimento do vinho e do histórico da Vinícola Campo Largo. [www.vinicolacampolargo.com.br]

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