Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2010 - 07:47

Projeto Cidades da Solda forma primeira turma

Jovens de Juiz de Fora aprendem ofício de soldador e garantem vaga no mercado de trabalho

A Fundação ArcelorMittal Brasil realiza,no dia 22 de fevereiro (segunda-feira), a formatura da primeira turma do projeto Cidades da Solda, em Juiz de Fora (MG). No evento, que ocorrerá na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 15 alunos receberão o diploma de soldador, após três meses de aulas teóricas e práticas. Os inscritos para a segunda turma, com início em março, já estão em processo de seleção e a expectativa é que, até dezembro deste ano, cerca de 60 jovens em situação de risco social aprendam o ofício.

Inaugurado em Juiz de Fora em outubro de 2009, o Cidades da Solda oferece aulas gratuitas, seguindo a metodologia do Senai e com conteúdos transversais, como empreendedorismo e cidadania. Outro diferencial do projeto é a criação de canais de comunicação com empresas que enfrentam carência de mão de obra especializada na área de solda. Como resultado dessas parcerias, vários alunos já estão na busca do primeiro emprego. É o caso de Jean Cláudio Assis Júnior, 19 anos. “O projeto Cidades da Solda é uma oportunidade de qualificação profissional. Agora, as empresas abrirão as portas para mim”, afirma.

O gerente de Recursos Humanos e Qualidade da ArcelorMittal Juiz de Fora, Ricardo Schmidt de Araújo, explica que a meta inicial do projeto era de inserção de, pelo menos, 50% dos alunos no mercado de trabalho. “Com certeza, iremos superar esse número rapidamente”, ressalta o executivo. Renata Leotéria, 18 anos, foi a única mulher da primeira turma e não se intimidou com as dificuldades iniciais. “No começo das aulas, senti preconceito dos colegas, mas foi logo superado. Tenho certeza que conquistarei um bom emprego, colocando em prática o que aprendi”, destaca a formanda de 18 anos.

Além da Fundação ArcelorMittal Brasil e da ArcelorMittal Juiz de Fora, a iniciativa conta com a parceria do Senai, Belgo Bekaert Arames, ESAB, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Votorantim Metais e White Martins, e apoio da Petrobras e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Atualmente, o Cidades da Solda tem unidades nos municípios de Betim, Contagem, Coronel Fabriciano (MG), Duque de Caxias (RJ) e São José dos Campos (SP), viabilizadas por meio de parcerias entre diversas empresas. A unidade de Juiz de Fora inaugurou a participação da Fundação ArcelorMittal Brasil no projeto, que atua como proponente das ações no município.

. [ Formatura da 1ª Turma do projeto Cidades da Solda – Juiz de Fora, no dia 22 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, na Faculdade de Tecnologia do Senai, Avenida Barão do Rio Branco, 2.572 – Centro – Juiz de Fora (MG)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira