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20/02/2010 - 08:06

Rumo à excelência: Setpesp migra para a versão 2008 da norma ISO 9001

Há pouco mais de um ano o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo - SETPESP obteve a NBR ISO 9001:2000. Foi a primeira entidade de classe do setor de transportes coletivos de passageiros a obter a certificação. Entretanto, o mundo globalizado exige constante aperfeiçoamento e evolução. Partindo dessa premissa, a entidade acaba de concluir com sucesso o processo de migração de seu sistema de qualidade para a versão 2008 da norma ABNT NBR ISO 9001.

A iniciativa teve como objetivo não só atender as exigências dos organismos nacionais e internacionais, como também a melhoria dos processos internos, explica o superintendente do SETPESP, Cássio Belvisi. “Foi mais um importante passo rumo à excelência, que reforça o compromisso da instituição com a qualidade de seus serviços e com a melhoria contínua do atendimento a mais de 160 empresas associadas à instituição e ao público com quem se relaciona”, enfatiza.

Processo de migração - Logo após o SETPESP ser certificado pela ISO 9001:2000 foi publicada a ABNT NBR ISO 9001:2008. A entidade iniciou então imediatamente, e com o auxílio da Omnia Consultoria, os trabalhos de transição para a nova versão da norma, que foram concluídos em dezembro de 2009.

A auditoria de manutenção e de transição feita pelo organismo certificador TUV Rhienland do Brasil, sob a coordenação do auditor Fábio Godinho, não encontrou nenhuma não conformidade (maior ou menor) ou oportunidade de melhoria. “Isso evidencia que o sistema de gestão da qualidade da entidade está de acordo com os valores da organização e com as exigências da versão 2008”, esclarece o consultor da Omnia, Wagner Damasceno Santos.

Caminhos trilhados- Os caminhos trilhados até a migração tiveram como premissa básica dois pontos importantes: fazer por repetição e disciplina. O comitê da qualidade e os envolvidos no processo elaboraram um cronograma de atividades, que teve início com um treinamento sobre as mudanças introduzidas na norma. Em seguida, todos os procedimentos (os exigidos pela nova versão e os operacionais de apoio ao Sistema de Gestão da Qualidade) foram revisados, buscando atender as novas demandas da norma revista.

Após a realização de auditorias interna e externa foi evidenciado como ponto forte do sistema, tanto pelo comitê como pelo auditor externo da TUV Rhienland, a interação dos profissionais com os processos internos e os procedimentos do SETPESP, além da forma interativa e participativa dos funcionários nos treinamentos realizados.

De acordo com Wagner, “o sistema de gestão da qualidade do SETPESP está em uma fase de intenso amadurecimento, descrevendo uma curva muito agressiva em busca da melhoria contínua”.

Perfil - O SETPESP representa as empresas de ônibus operadoras dos sistemas rodoviário/suburbano, metropolitanos de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, e urbanos do interior (concessionários de transporte da ARTESP, da EMTU e das prefeituras do interior). Atualmente, conta com 160 empresas associadas e uma frota operacional de mais de 15 mil ônibus, que transportam cerca de 1,6 bilhão de passageiros/ano, atendendo praticamente todos os municípios de São Paulo. [www.setpesp.org.br]

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