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20/02/2010 - 08:06

Paulo Feldmann lança livro sobre empresas da América Latina e o modo como são geridas

Obra analisa os principais gargalos que dificultam o avanço e o sucesso das empresas da região em um mundo globalizado.

São Paulo – O professor Paulo Roberto Feldmann, do curso de Administração da FEA-USP, lança dia 22, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro Empresas Latino-Americanas, Oportunidades e Ameaças no Mundo Globalizado, publicado pela Editora Atlas, no qual analisa os principais problemas que dificultam a expansão e o sucesso do universo empresarial da região.

Depois de lembrar que a América Latina abriga 10% da população da Terra e responde por 5% do PIB mundial, Feldmann cita um dado chocante: menos de 2,5% das duas mil maiores empresas do planeta têm sede na região. Para ele, ”este fato está ligado à forma como nossas empresas são administradas. Muito já se analisou a economia do nosso continente do ponto de vista macroeconômico e pelo lado estrutural, mas quase nada se tentou pela ótica de suas empresas e da forma como elas são geridas”.

O autor sustenta que, apesar das empresas serem fruto do ambiente macroeconômico, muito ainda pode ser feito ao nível da melhoria do ambiente empresarial (e da microeconomia) para assegurar o florescimento de um número bem maior de empresas com capacidade de competir e ter sucesso no mundo globalizado.

Feldmann descreve as principais características do management latino-americano e mostra diferenças significativas em relação ao que acontece na Europa e nos Estados Unidos. Segundo ele, “o peso dos aspectos culturais é muito importante na forma dos povos gerirem suas respectivas empresas. Por isso questões como a fortíssima influência da família e das amizades ou a visão de que é sempre possível obter favores por parte dos governos acabam permeando a forma de gestão em todos os países do continente”.

O autor destaca que os principais fatores responsáveis pelo sucesso das grandes empresas da América Latina foram os recursos naturais e a mão-de-obra barata. Por isso as poucas empresas que fizeram sucesso mundial pertencem a setores que foram importantes no século XIX (bebidas, cimento, mineração, agricultura).

No século XXI, contudo, esses fatores já não são tão importantes. Agora o que pesa é o conhecimento tecnológico.

O livro aponta caminhos nesse sentido e passa uma mensagem otimista, em razão do grande número de oportunidades “nesse momento em que o mundo desperta para a importância de novas fontes de energia limpa e de temas como a biodiversidade, setores em que a América Latina tem muito a oferecer”.

Público alvo - O livro se destina a todos que precisam conhecer as peculiaridades da forma de gerir empresas na América Latina, principalmente a executivos que têm a incumbência de formular estratégias. Para isso o autor faz uma análise do ambiente de negócios nos 8 países mais importantes e disseca os 20 principais setores da economia da região demonstrando quais empresas conseguiram ser bem-sucedidas em cada um deles.

Para os que se preocupam com desenvolvimento tecnológico, Feldmann mostra como as empresas da região podem ser mais inovadoras justamente explorando melhor os recursos e as potencialidades do continente. Do ponto de vista acadêmico o livro é um auxiliar importante em diversas disciplinas ligadas à Teoria da Administração, passando pela área de Estratégia Empresarial, e principalmente aos temas de Economia de Empresas e Microeconomia.

O autor - Paulo Roberto Feldmann tem conseguido conciliar sua atividade de professor da FEA-USP (desde 1981) com a carreira de alto executivo de empresas como Citibank, Itautec, Banco Safra, Philips, Ernst&Young e Microsoft. Foi presidente da Eletropaulo (1995/6) e da Iron Mountain (2007/9). Suas responsabilidades como executivo nos últimos 12 anos o colocaram em contato direto com os problemas da América latina. Implantou diversos sistemas e mecanismos de gestão em diferentes empresas na Argentina, Chile, Venezuela e México. Essa experiência o motivou a escrever o livro pois sentiu a falta de obras que analisassem as peculiaridades das empresas e da forma de gestão adotada na região. Na FEA-USP, faz parte da área de “Economia das Organizações”. Sua formação básica é em Engenharia de Produção pela Poli–USP, com mestrado e doutorado feitos na FGV. É um dos coordenadores do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais.

. [ Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073 | Informações pelo telefone (11) 3170-4033].

FEA-USP- A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEA-USP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.

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