Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2010 - 08:38

Estudo da IDC mostra que mercado de servidores blade cresceu 6,3% no último trimestre de 2009

Promoções casadas oferecidas em parcerias entre empresas provedoras de sistemas operacionais e empresas fabricantes possibilitaram que muitas pequenas e médias investissem em seus primeiros servidores.

O mercado de servidores blade movimentou aproximadamente US$ 127,84 milhões no último trimestre de 2009, o equivalente a 6,3% superior em relação ao mesmo período de 2008, o que demonstra um crescimento sustentável da plataforma. A maioria dos servidores blade comercializados foi direcionada ao serviço de virtualização e consolidação. Esses dados fazem parte do estudo Brazil Quarterly Volume Server Tracker, realizado pela IDC trimestralmente, líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. “Para 2010, a expectativa para o segmento de servidores Volume (equipamentos com preço médio de até 25K) é que seja registrado aproximadamente 11% de crescimento em unidades e que a movimentação financeira do mercado aumente cerca de 10%”, diz Alexandre Vargas, analista do mercado de servidores da IDC.

Um dos principais fatores deste crescimento no último trimestre de 2009 está relacionado ao interesse das empresas em buscar servidores com melhor desempenho e capacidade para implantar ou aperfeiçoar seus parques tecnológicos. “Principalmente as pequenas e médias empresas (SMB), que até o momento ainda não tinham um servidor ou utilizavam um PC Server, começaram a substituir esse equipamento por um servidor”, afirma Vargas. “Nesse período, com a retomada do crescimento, essas empresas que estavam pensando em adquirir servidores, o fizeram, em parte pela facilidade de aquisição dos equipamentos proporcionada pelas promoções que os fabricantes realizaram O segmento de pequenas e médias empresas é responsável por 50% do que é investido em TI.” Segundo Vargas, empresas deste porte não exigiam grandes investimentos em TI pelo baixo volume de dados gerados em relação as grandes empresas, mas perceberam que com equipamentos adequados alcançariam maior eficiência operacional.

Ainda segundo o estudo da IDC, parcerias entre fabricantes de sistema operacional e de hardware geraram grandes negócios, oferecendo facilidades ao consumidor final. “Um bom exemplo do perfil das empresas que aproveitaram este tipo de promoção, são escritórios de advocacia e consultórios médicos que não têm um departamento de TI estruturado, por exemplo, puderam fazer compras casadas a preços acessíveis com direito a licenças originais e implementação dos sistemas. O trabalho em conjunto rendeu bons resultados, pois entregaram aos clientes aquilo que eles mais almejavam: atendimento personalizado com serviço agregado.” Para Vargas, o sucesso dessas parcerias ficou muito evidente no último trimestre do ano passado e é uma tendência para 2010.

O estudo Brazil Quarterly Volume Server Tracker revelou também que os segmentos de Telecomunicações e Finanças foram os que mais compraram servidores blade, correspondendo de 30% a 35% do mercado. Estes setores postergaram muitos investimentos que estavam planejados para o início do ano para o quarto trimestre. Com a aquisição de equipamentos por meio de licitações públicas ou pregões eletrônicos, o Governo teve uma participação de aproximadamente 12% no mercado de servidores no último trimestre de 2009. [www.idc.com.br | Twitter: http://twitter.com/idcbrasil].

Perfil - A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apóia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado provêem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. [www.idcbrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira