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CANAIS

23/02/2010 - 10:42

Pesquisa da Sterling Commerce mostra o crescente uso do celular por consumidores do varejo

Segundo a quarta pesquisa anual da Sterling Commerce, a não-integração do canal móvel deixará sem atendimento a demanda pelo uso de múltiplos canais .

São Paulo – A Sterling Commerce, uma empresa do grupo AT&T Inc (NYSE:T), divulgou os resultados de sua quarta pesquisa anual com consumidores, cujo objetivo é determinar como estes desejam interagir com o setor de varejo. Os resultados da pesquisa reforçam conclusões anteriores de que as expectativas destes consumidores quanto ao uso abrangente de canais diversos são altas mesmo em tempos de economia difícil. Eles esperam que o varejo proporcione uma experiência consistente em todos os canais, o que hoje inclui também o móvel.

A pesquisa deste ano perguntou quão importante era o canal móvel para os consumidores. As incríveis diferenças existentes no uso deste canal pelas faixas etárias de 18-44 e 45-64 demonstram que a tendência de compra no canal móvel deverá aumentar e será o fator determinante da demanda pelo uso de múltiplos canais. Por exemplo:

Em média, 33% dos entrevistados na faixa de 18-44 anos têm uma maior tendência para acessar informações sobre produtos utilizando seus celulares na loja, enquanto que menos da metade (média de 14%) na faixa de 45-64 anos buscaria as informações desta forma | . Perguntados sobre comparação de preços por meio da utilização do celular, 35% dos entrevistados na faixa de 18-44 anos responderam que provavelmente utilizariam seus aparelhos, em comparação a 20% dos pesquisados na faixa de 45-64 anos; Em média, 31% dos entrevistados na faixa de 18-44 anos verificariam no celular se há um item em estoque, enquanto que apenas 19% na faixa de 45-64 anos utilizariam o aparelho para esta finalidade.

“Com os consumidores ainda muito cautelosos com seus gastos, mas com crescentes expectativas quanto ao uso abrangente de canais, o varejo descobrirá que uma experiência englobando todos os canais sem impedimentos será crítica para a captura de seu wallet-share”, disse Jim Bengier, executivo da área global de varejo na Sterling Commerce. “As empresas do varejo que têm seus processos de gestão de pedidos e visibilidade de estoques em ordem estarão mais bem capacitadas para incorporar o canal móvel na experiência de compras do consumidor ao aproveitarem este crescente interesse de sua parte”.

Outros resultados da pesquisa dão novamente destaque ao desejo do consumidor de conectar suas experiências online e físicas, especialmente entre mulheres e grupos de consumidores de “alto valor” (maior poder aquisitivo e formação superior). A pesquisa concluiu que: 84% dos entrevistados querem poder comprar um item online e devolvê-lo em uma loja física, enquanto 67% querem poder fazer o pedido online e apanhar a mercadoria na loja;

. 56% dos clientes na loja já fizeram sua pesquisa na Internet ou avaliaram um item antes de adquiri-lo em uma loja. Na faixa de consumidores residenciais com renda anual superior a US$ 75 mil, este número subiu para 73% e, entre pessoas com formação universitária, foi 76%.

. O comportamento de comprar em vários canais é mais forte entre as mulheres, com 59% das entrevistadas afirmando que pesquisaram um item online antes de comprá-lo. Ao todo, 55% já tiveram um item entregue em suas residências e praticamente uma entre cada dez mulheres pesquisadas informou que devolveu na loja uma mercadoria adquirida online.

A pesquisa que entrevistou 1.024 adultos no período de 7 a 10 de janeiro de 2010 sobre hábitos de compra nos últimos três meses pode ser obtida por download em http://www.sterlingcommerce.com/retail/home/2010+Consumer+Survey+Results.htm

As soluções da Sterling Commerce para o varejo incluem a Sterling Selling & Fulfillment Suite, uma abrangente solução para todo o processo que se estende da consulta até o pagamento. Ao proporcionar uma experiência igual, abrangendo todos os canais, o que inclui loja física, online, catálogo, call center e canal móvel, a Sterling Selling & Fulfillment Suite confere às empresas do varejo a capacidade de poder capturar uma maior fatia dos gastos de consumo. Além disso, a Sterling Commerce oferece a Sterling Business Integration Suite, uma solução de ponta a ponta para integração B2B que trata das áreas críticas da transferência gerenciada de arquivos, assim como da conectividade e colaboração B2B, que viabiliza uma conectividade segura a todos os parceiros, otimiza a gestão das comunidades e aumenta o desempenho fornecedor/operadora.

A empresa lançou recentemente aplicações móveis que estendem a capacidade de gestão de pedidos da Sterling Selling & Fulfillment Suite para o Apple iPhone. [Ver release relativo, “Sterling Commerce Goes M-Commerce, Unveils New Mobile Apps for Retailers”]. Estas soluções móveis já estão disponíveis no Brasil e devem ser localizadas em português de acordo com a necessidade de customização de cada cliente.

Metodologia de pesquisa - Os resultados são baseados em uma pesquina conduzida nacionalmente nos Estados Unidos por telephone pela Opinion Research Corporation como parte de seu serviço de pesquisa CARAVAN®. Este documento apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma amostra composta de 1.024 adultos, sendo 511 homens e 513 mulheres de18 anos ou mais, que vivem em casa própria nos Estados Unidos continental. A pesquisa tem uma margem de erro de ±3% para resultados próximos a 50%.

Sterling Commerce - A Sterling Commerce, uma empresa da AT&T Inc (NYSE:T), ajuda empresas a otimizar e transformar suas Redes de Colaboração de Negócios, visando acelerar a geração de receitas e a redução de custos. Mais de 30 mil clientes no mundo utilizam as aplicações da Sterling Commerce e suas soluções de integração para se conectarem, comunicarem e colaborarem, tanto dentro como fora da empresa. Com sede em Columbus (Ohio), a Sterling Commerce mantém escritórios em 24 países. | www.sterlingcommerce.com.br.

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