Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2010 - 11:22

Cooperação entre Brasil e União Europeia auxilia empresas de software a se tornarem exportadoras

Principal estratégia de internacionalização é a implantação de metodologias como o CMMi, referência mundial em melhores práticas para o setor.

Brasília – O Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) comemoram a conquista de certificações CMMi (Capability Maturity Model Integration, referência mundial em melhores práticas para o setor de software) por empresas como a CINQ Technologies, a Aton Tecnologia e a Wise Systems. As certificações estão sendo conquistadas por meio de um trabalho de cooperação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Curitiba, com o apoio do PAIIPME, projeto de internacionalização de empresas financiado por Brasil e União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A iniciativa teve início quando o setor identificou a necessidade das empresas de obter certificações como o CMMi, que visa a assegurar a qualidade de empresas exportadoras e, portanto, permite um melhor relacionamento com o mercado externo. O CITS, com o apoio do APL de Software de Curitiba, do SEBRAE-PR e da ASSESPRO-PR, criou o projeto “Rumo ao CMMi”, que envolve cerca de 12 empresas, e passou a contar com o apoio do PAIIPME por meio de um edital público. Desde então, foram realizadas atividades como diagnóstico dos principais obstáculos à implantação do modelo CMMi nas empresas, preparação e capacitação das mesmas em relação às melhores práticas deste modelo e implantação de melhorias nos processos de desenvolvimento de software.

Para o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, viabilizando iniciativas como o projeto “Rumo ao CMMi”, o PAIIPME auxilia significativamente o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras. “Promovendo missões internacionais, assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, capacitação empresarial, realização de estudos e intercâmbio entre instituições homólogas do Brasil e da Europa, o Projeto já beneficiou diretamente cerca de 700 empresas de pequeno e médio porte”, destaca ele.

As atividades do PAIIPME são realizadas por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas, que executam 31 subprojetos específicos, dos quais 15 são desenvolvidos por meio de acordos de cooperação técnica e 16 são projetos locais de subvenção, que apóiam diretamente as PMEs. “Com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de fundos brasileiros de origem pública e privada), trata-se do maior projeto de cooperação técnica, em execução, financiado pela União Europeia na América Latina”, conta o diretor do PAIIPME, Clayton Campanhola. | www.rumoaocmmi.com.br/index.html.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira