Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2010 - 11:43

O excesso de informação e a desinformação


Em um mundo globalizado, altamente tecnológico e pós-moderno, a informação para a tomada de decisão é um dos mais valiosos bens que se pode ter. E não é à toa. É ela que subsidia e orienta o processo decisório, dissipa incertezas, contribui para atuações mais criativas, aumenta a produtividade, reduz custos e riscos, aponta oportunidades, capacita a empresa a trabalhar com altos níveis de qualidade.

E é aí que mora o problema. Com a evolução tecnológica, o volume crescente de dados que chegam por sistemas de informação como ERPs e CRMs, por e-mail, redes sociais, feeds, mídias convencionais, newsletter etc. é incrivelmente grande e a esmagadora maioria dos profissionais e executivos não consegue ler tudo e filtrar o que é importante para o seu negócio.

Tanta informação disponível torna-se desinformação. Em meio a tantos dados, perdemos tempo e ainda corremos o risco de não encontrar o que precisamos. Sabemos que o excesso de informação se torna ruído, o que requer uma estratégia de filtragem e distribuição eficiente. Em outras palavras, é preciso transformar estes dados em informações de negócios.

Por outro lado, a demanda e as necessidades do mercado precisam ser atendidas cada vez mais rapidamente. Qualquer que seja o projeto ou o segmento em que se atua, dois fatores são primordiais: tempo e qualidade. Sabe-se que o direcionamento das mais variadas ações dentro da organização, e mesmo a criatividade delas, está diretamente relacionada à qualidade da informação. E tão importante quanto a adequação desses dados aos negócios é a agilidade que chegam aos tomadores de decisão.

Sim, a agilidade é um dos preceitos destes tempos e exige de fornecedores, parceiros e mesmo do staff da empresa, rapidez na descoberta e aproveitamento das informações adequadas. Mas como manter o fluxo de informação e filtros capazes de entregar somente o que de fato interessa com tantos dados que chegam à empresa?

A resposta está na própria tecnologia. A instalação de filtros, dentro dos parâmetros adequados, diretamente no servidor, elimina um volume enorme de dados que circulam e que nada mais são do que lixo, do ponto de vista da utilidade para a companhia.

É imprescindível obter as informações importantes, adequadas, na medida em que elas ficam disponíveis. Utilizar novas tecnologias para agilizar o processamento de dados é vital e garante que as informações venham até nós, agilizando os processos internos.

A atual conjuntura globalizada exige que as empresas desenvolvam projetos ou produtos criativos, adequados às necessidades dos clientes, com alto valor agregado, diferenciais competitivos e de forma muito ágil. E a informação de valor está intrinsecamente ligada a estes resultados.

De fato, estamos falando em inteligência de negócio e quem tem mais informações, consegue fazer mais rápido e acerta mais.

. Por: Marcel Touma, diretor de criação da Form4.biz, especializada em soluções diferenciadas de design digital. | Há sete anos no mercado, a Form4.biz é especializada em soluções diferenciadas para o meio digital. Além de técnica e criatividade no desenvolvimento de hotsites, portais de negócios, publicidade interativa, criação e gestão de identidade visual e de marca, a empresa realiza os trabalhos a partir de estudos de mercado, de administração e de design que compõem um planejamento completo e acurado. Em seu portfólio constam clientes como a Palm, Canon, Red Hat, Avaya, Instituto Ecofuturo, Editora Aleph, entre outros. [http://form4.biz]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira