Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2010 - 07:31

Curitiba cada vez mais se consagra como produto turístico

Agentes de viagens de São Paulo – capital e interior – visitaram a capital paranaense e agora levam muito mais opções na hora de pensar e oferecer um roteiro.

O primeiro famtur de 2010, uma das ações estratégicas apoiadas pelo Instituto Municipal de Turismo - Curitiba Turismo (CTUR), terminou ontem com um almoço no Parque Barigui. Durante todo o final de semana, 40 profissionais do turismo tiveram um novo olhar sobre a capital paranaense. Quem ainda não conhecia ficou encantado; e quem já sabia dos encantos da cidade foi surpreendido pelas novidades.

Como explica Everton Narciso, coordenador de Promoção e Relacionamento com o Mercado do CTUR, o famtour é importante para apresentar o destino àqueles que irão comercializá-lo. “A contínua parceria entre representantes da iniciativa privada e o poder público potencializa os resultados e ainda propicia o desenvolvimento de estratégias de comercialização dos destinos envolvidos tomando como base a regionalização do turismo, uma vez que a região se fortalece com a junção de seus atrativos e assim, torna-se mais competitiva frente aos seus concorrentes”, explica.

“Acredito que a maior conquista desta ação foi o aumento do período de permanência dos turistas na cidade, já que os profissionais participantes tiveram contato com várias opções de lazer, entretenimento e serviços e nas conversas demonstraram grande interesse em estender seus roteiros para aproveitar a vasta oferta turística à disposição”, comenta a presidente do CTUR e secretária do Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika.

Agentes -Para os operadores de turismo, este famtur foi importante e fundamental para dar ao destino de Curitiba um novo direcionamento. É fato que ações como essas têm resultado a médio e longo prazo. Porém, os sinais de sucesso podem ser percebidos desde já. “Há algum tempo, Curitiba não era o carro-chefe dos nossos roteiros, apesar de já se vender. A idéia é reativar Curitiba como roteiro, pois o destino tem muito a oferecer. Acho que as pessoas que participaram desse famtur – agentes com muito tempo de mercado turístico – descobriram Curitiba. Eles se surpreenderam com as belezas dos parques e dos novos atrativos”, afirma Marília Gomes Figueiredo, diretora da Pomptur, operadora que organizou a visita.

Como completa Everealdo Buzo Figueiredo, também diretor da empresa (há mais 30 anos no mercado), o roteiro apresentado no famtur (Curitiba, São José dos Pinhais, com o Caminho do Vinho, e Morretes e Antonina na Serra do Mar) é muito rico e tem um potencial de venda muito expressivo. “Nós não tínhamos dúvidas do profissionalismo turístico de Curitiba, mas dessa forma estamos vendo que o município está buscando cada vez mais divulgar melhor a cidade e mostrar as novidades”, conclui.

Apoios - Junto com a Pomptur, a Serra Verde Express/ BWT operadora também ajudou a organizar o famtur. Para o diretor comercial da empresa, Adonai Arruda Filho, “esta foi uma oportunidade de mostrar para as pessoas atuantes no mercado do turismo o que Curitiba tem de melhor como produto turístico”. “Pelas conversas que tive, esse grupo saiu daqui muito satisfeito e já falando em datas para os próximos pacotes para Curitiba (aéreo e rodoviário)”, diz.

Outra parceira do famtur foi a empresa Vintage Turismo e Eventos, que organizou o passeio pelo Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais. Como confirma a diretora Fernanda Ferraz, os agentes conheceram o potencial turístico, também, da Região Metropolitana de Curitiba. “Com certeza nosso destino se vende”, completa.

Passeio – De 18 até 21/2, os promotores de viagens conheceram os novos e os já consagrados roteiros turísticos de Curitiba. Eles visitaram a Arena da Baixada (Estádio que receberá jogos da Copa 2014), a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente, Jardim Botânico, o museu Oscar Niemeyer e o bairro de Santa Felicidade. Além desse tour pela cidade, eles ainda tiveram a oportunidade de descobrir um pouco mais a Região Metropolitana de Curitiba e a região da Serra do Mar. Em São José dos Pinhais, os profissionais passearam pelo Caminho do Vinho, visitaram vinícolas, museu e tiveram contato com um pouco da cultura dos imigrantes italianos da região. O passeio com o trem turístico no trecho Curitiba-Morretes foi no sábado (20), quando eles também conheceram Morretes e Antonina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira