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24/02/2010 - 07:31

GVT fecha o ano com quase um milhão de novas linhas na base de clientes e crescimento rentável

A receita cresceu 28,7%, atingindo R$ 1,7 bilhão, e o Ebitda ajustado aumentou 30,4% em ano marcado por forte expansão e avanços no mercado de banda larga.

A GVT S.A. (Bovespa: GVTT3; Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg GVTT3:BZ), primeira operadora de telecomunicações, banda larga e Internet listada no Novo Mercado da Bovespa, que atua sob as marcas GVT, POP e VONO, fecha 2009 com avanços em todos os indicadores operacionais e financeiros. O número de linhas em serviço na base de clientes – entre terminais de voz, banda larga, VoIP (voz sobre internet) e acesso discado a Internet – avançou 48,2% no ano. No fechamento do exercício, a GVT contabilizou 2,8 milhões de linhas ativas das quais 916 mil correspondem a novas adições líquidas realizadas em 2009. Do total de linhas, 1,44 milhão são de serviços de voz, 669 mil de banda larga, 520 mil de dados corporativos, 158 mil de VoIP e 28 mil de Internet discada. O crescimento foi suportado pelo investimento anual de R$ 658 milhões.

“Os resultados mostram que mantivemos o foco no negócio e no crescimento rentável mesmo em um ano intenso, que culminou com a mudança do controle da empresa”, afirma o presidente da GVT, Amos Genish. O Ebitda (Resultado antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização) ajustado cresceu 30,4% atingindo R$ 656 milhões e a margem Ebitda do ano foi de 38,6% – um avanço de 0,5 ponto percentual sobre 2008. A receita teve alta de 28,7%, alcançado R$ 1,7 bilhão e o lucro líquido pro-forma anual foi de R$ 197 milhões frente aos R$ 30 milhões registrados em 2008 (*).

Expansão com Qualidade - Em 2009, a GVT manteve seu plano de expansão nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Em abril, chegou a Vitória e Vilha Velha, no Espírito Santo, que somam população de 700 mil habitantes. Em setembro ampliou sua atuação no estado ao lançar operações em Serra, cidade com aproximadamente 400 mil habitantes a 28 quilômetros da capital capixaba. No mês de novembro, avançou no Nordeste ao iniciar atividades em Pernambuco a partir do Recife e Jaboatão dos Guararapes, mercados com mais de 2 milhões de habitantes. Entre janeiro e dezembro, a empresa construiu 269 mil novos terminais de acesso de voz e banda larga, dos quais 64% em cidades fora da área original de atuação (Região II) e 36% nas cidades onde a GVT está presente há mais tempo.

Além do investimento em novos acessos, foram direcionados recursos a novos acordos de direito de uso de rotas internacionais (IRUs), para suportar o crescente tráfego de banda larga, ao aumento do backbone próprio (rede de longa distância de fibra ótica), que saltou de 11 mil quilômetros para 15,5 mil quilômetros e a ampliação do Call Center próprio da GVT, que aumentou de 1,2 mil para 2,2 mil pessoas em um ano. “Todo o investimento realizado teve como objetivo garantir o crescimento acompanhado pela manutenção e melhoria da qualidade para atuais e novos clientes”, explica Genish.

Nova onda de interesse do consumidor - O desejo do consumidor por serviços de banda larga de alta qualidade aliado à oferta inovadora da GVT de velocidades de até 100 Mbps com ampla cobertura e preço competitivo refletem nos resultados. A penetração da banda larga entre os clientes de varejo é de 77% sobre 68% registrados em 2008. Em 2009, a GVT subiu para 3Mbps a velocidade mínima comercializada, iniciou a venda de velocidades de 10 Mbps até 100 Mbps, promovendo uma mudança radical na base de clientes. Hoje dos 669 mil assinantes do serviço, 39% utilizam velocidades iguais ou superiores a 10 Mbps e 71% das vendas de banda larga são nessa faixa de velocidade.

Além da inovadora oferta de altas velocidades, a portabilidade numérica renovou o interesse do consumidor pelos serviços da GVT. Do início do processo, em setembro de 2008, até dezembro de 2009, foram concluídos 353 mil processos de portabilidade em que o consumidor migrou para a GVT mantendo o mesmo telefone que tinha com a antiga operadora. O número equivale a 62% de todas as ativações em telefonia fixa via portabilidade nas cidades onde a empresa está presente.

Resultado do trimestre - No quarto trimestre, a GVT apresentou desempenho acima da média. Cresceu 29,9% em receita líquida que atingiu R$ 475,8 milhões entre outubro e dezembro com lucro líquido pro-forma de R$ 43,5 milhões frente a um prejuízo de R$ 36,7 milhões no último trimestre de 2008. No período, foram adicionadas à base de clientes 256 mil novas linhas líquidas – um salto de 42,5% em relação ao mesmo período de 2008. A margem Ebitda do trimestre alcançou 39% (*).

Visão para 2010 - Para suportar o crescimento contínuo e acelerado em 2010, a GVT planeja acelerar o investimento e fará o lançamento de cinco novas cidades na região Nordeste e Sudeste. As primeiras foram anunciadas esta semana – Fortaleza, no Ceará, e João Pessoa e Campina Grande na Paraíba. Juntas, as três cidades correspondem a uma população superior a 3,5 milhões de habitantes. Na região Sudeste, o foco serão cidades nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro com atendimento ao mercado de massa. “Este ano iremos nos firmar como uma empresa de atuação nacional e presente em todos os mercados-chave do país”, avalia Genish. O percentual de receita proveniente das cidades fora da área original de atuação da GVT saltou de 5,7% em 2008 para 13,7% em 2009.

Perfil - A GVT é a empresa nacional de banda larga e telefonia fixa com as mais elevadas taxas de crescimento do mercado de telecomunicações. A proposta de valor baseada em inovação com relevância, excelência no relacionamento com o cliente e melhor custo benefício orienta o crescimento rentável e contínuo da organização. Presente em 89 cidades do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país entre elas Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza e João Pessoa com ofertas avançadas de telefonia fixa, Internet banda larga de ultravelocidades, transmissão de dados para empresas e Voz sobre IP (VoIP) para todos os segmentos de mercado, a empresa está em processo constante de expansão. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a GVT atende exclusivamente o mercado corporativo. Em 2009, atingiu mais de 2,8 milhões de linhas em serviço e a mais alta taxa de penetração de Internet na base de clientes do mercado brasileiro, de 77%. Nas cidades onde está presente, a GVT é percebida como a melhor alternativa às operadoras de telecomunicações para serviços de banda larga e telefonia fixa de qualidade e ocupa a liderança da portabilidade numérica com 62% de participação.

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