Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2010 - 07:47

PAIS deve integrar missão humanitária a El Salvador

A tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), disseminada pela Fundação Banco do Brasil, deverá ser implantada em El Salvador. MRE organiza missão humanitária no País segue até o dia 26, sexta-feira.

Segurança alimentar aliada à formação de crianças e jovens. É o que se espera da implantação da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em El Salvador, país localizado na América Central. O PAIS, um modelo circular de agricultura orgânica, é difundido pela Fundação Banco do Brasil desde 2005. No Brasil, existem seis mil unidades implantadas ou em fase de implantação. Devido aos resultados alcançados com a tecnologia, como garantia da subsistência de agricultores e preservação ambiental, o PAIS é um dos projetos brasileiros selecionados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para ser aplicado em El Salvador, que será beneficiado com uma missão de cooperação humanitária brasileira em 2010. De hoje, 22/02, a sexta-feira, 26/02, representantes do governo estarão em El Salvador para estabelecer parcerias. Nesse período, também está programada visita do presidente Luíz Inácio Lula da Silva ao País.

O eixo da missão humanitária a El Salvador será a educação. A ideia é que políticas brasileiras bem-sucedidas sejam implantadas em uma escola, que será construída esse ano para estudantes salvadorenhos. O MRE disponibilizou 50 mil dólares para a construção da instituição, que deverá ser erguida segundo um modelo de segurança do Banco Mundial. A organização internacional foi acionada devido à sua experiência em redução de desastres e recuperação pós-desastres. Isso porque o país centro-americano é frequentemente atingido por eventos naturais como terremotos e furacões, além de eventuais erupções vulcânicas. Em novembro de 2009, o País teve 130 vítimas causadas pela passagem da tempestade Ida.

A “escola-modelo” deverá ser, portanto, tanto um refúgio de emergência – que deve contar com cozinha e cisterna – quanto um espaço de integração de programas voltados a estudantes e à comunidade. Em janeiro e fevereiro desse ano, o Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do MRE, Ministro Milton Rondó Filho, recebeu representantes do governo, que apresentaram programas considerados apropriados à missão. “O objetivo é fazer com que essa escola seja a segunda casa dos salvadorenhos. Isso é importante pelo fato do País ser um local de grandes eventos naturais. Ao mesmo tempo, faremos isso valorizando as riquezas do País, como a terra, que é muito rica justamente em função da atividade vulcânica”, afirmou Rondó, em reunião ocorrida no dia 26 de janeiro.

A representante da Fundação Banco do Brasil, Mariana Oliveira, assessora da Gerência de Monitoramento e Assessoria Técnica a Projetos (Gemap), fez uma apresentação sobre o PAIS e enfatizou os benefícios da tecnologia: “Ela traz segurança alimentar e também possibilita geração de renda com a comercialização do excedente da horta. Em um ambiente escolar, pode promover atividades extra-curriculares para os jovens e a educação em agricultura agroecológica”.

Escola Viva - Segundo o ministro Rondó, ações direcionadas aos jovens e à integração da escola com a comunidade são fundamentais. Para ele, elas podem inibir a violência local. De acordo com dados do Banco Mundial, a taxa de homicídios em El Salvador é de 50 a cada 100 mil habitantes, o dobro da média latino-americana. Os atos violentos são cometidos, principalmente, por jovens delinquentes conhecidos como “maras”.

Diversos programas do governo estão sendo analisados para serem inseridos na escola. O principal, que dá nome à missão, é o Escola Viva, do Ministério da Cultura. Ele integra o programa Cultura Viva, uma rede de criação e gestão cultural alimentada por pontos de cultura. Pode ser considerado Ponto de Cultura projetos culturais cuja gestão é compartilhada entre o poder público e a comunidade. No Brasil, o Escola Viva atua na transformação de experiências inovadoras das escolas em Pontos de Cultura, ou transformando iniciativas interessantes em escola de cultura. A intenção é transmitir essa experiência aos salvadorenhos.

Por meio da Escola Viva, os integrantes da missão pretendem levar aos professores, alunos e à comunidade conhecimentos de princípios de defesa civil, segurança alimentar e nutricional, direito à alimentação e de assistência humanitária internacional, entre outros. Para isso, a missão irá contar com o apoio de cinco voluntários do Programa de Voluntários das Nações Unidas, durante um ano. O MRE também contará com o apoio técnico do Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

PAIS - A técnica do PAIS é simplificada e exige uma área de apenas 0,5 hectare. A produção é montada em um sistema de anéis destinados a culturas diferentes e complementares. O centro do círculo é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos. O esterco é utilizado para adubar as plantações que estão nos anéis e as sobras dos plantios servem de alimentos para os bichos. Já a irrigação da plantação, é feita por gotejamento. Ao redor da unidade, pode ser criado o quintal agroecológico, que serve para reflorestamento, cultivo de frutas e de espécies nativas e comerciais. Entre 2005 e 2009, a Fundação Banco do Brasil investiu R$ 26,8 milhões na implantação de unidades. [ Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br | Twitter: www.twitter.com/fundacaobb ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira