Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2007 - 08:07

Cisco e Nokia Siemens Networks fecham acordo para facilitar a gestão de redes complexas

Além do fornecimento de novas ofertas pelos provedores de serviço, a iniciativa Operations Support Systems (OSS) irá transformar a entrega de serviços Next Generation Network (NGN) em redes convergentes e de múltiplos fornecedores.

TeleManagement World (Nice, França) – A Cisco® e a Nokia Siemens Networks assinaram acordo para desenvolver uma plataforma de gerenciamento de redes de telecomunicações baseada em padrões, que contribuirá para que os provedores de serviços gerenciem a complexidade crescente de suas redes e acelerem o tempo de lançamento de suas ofertas. Com o aumento dos desafios associados com a entrega de serviços convergentes em redes de múltiplos fornecedores e com o alto custo das integrações de rotina, as empresas desenvolveram em conjunto a plataforma Operations Support Systems (OSS, ou sistema de suporte a operações), que beneficiará toda a comunidade de provedores de serviços, permitindo um melhor alinhamento entre recursos de rede e custos com as demandas comerciais.

Juntas, as duas companhias estão comprometidas com uma cooperação de longo prazo, ao unir a forte competência em protocolo de Internet da Cisco com a sólida capacidade em telecomunicações fim-a-fim da Nokia Siemens Networks, bem como um abrangente departamento de pesquisa e desenvolvimento e os recursos financeiros de ambas.

“Não é sempre que temos a oportunidade de ver inovações tão significativas em uma área que anseia tanto por uma nova abordagem”, afirma George Nazi, vice-presidente da Global Engineering, BT. “Embora subestimada, a OSS é essencial à nossa habilidade de suportar nossa rede de investimentos, atendendo às demandas dos clientes e do mercado, em prol de novos serviços, novas tecnologias e novas maneiras de fazer negócios. Ao prover uma visão comum das redes físicas e virtuais por meio de todas as tecnologias e construindo uma base para outros fornecedores iremos complementar o software da BT direcionado para estratégias de rede, com o objetivo de garantir experiências superiores aos clientes”, complementa.

Como parte do acordo, a Cisco e a Nokia Siemens Networks pretendem lançar uma solução que possibilite uma visão comum dos diversos elementos de rede – por meio de tecnologias IP e móveis – que são automaticamente descobertas e representadas como um modelo de rede virtual. Da mesma maneira, essa solução proporcionará uma visão completa dos recursos de rede, independente de plataformas, tecnologias ou fornecedores. Essa plataforma incluirá funcionalidades de gerenciamento de falhas básicas, configuração, performance e segurança (FCAPS), bem como uma gama de funções comuns como aquisição de dados e elementos de mediação de rede, que serão utilizadas por aplicações OSS de alto nível.

“Nós estamos satisfeitos em perceber que os fornecedores de equipamentos estão utilizando uma abordagem proativa para resolver os desafios de integração de redes convergentes”, afirma Peter Mottishaw, analista sênior da OSS Observer. “Esse é um importante anúncio feito pela Cisco e pela Nokia Siemens Networks, com um significativo potencial de redução de custos com manutenção e integração OSS para os provedores de serviços. Com a parceria, as companhias são responsáveis por um terço dos sistemas de rede e de sistemas de gerenciamento de elementos para esses fornecedores em todo o mundo. Em comum, as plataformas EMS baseadas em padrões, que mostram todos os recursos dos elementos de rede de ambas as companhias, irão simplificar o desenvolvimento de aplicações, integração e manutenção para desenvolvedores independentes de software e integradores de sistemas. Isto os possibilita focar no valor das aplicações OSS", justifica o executivo.

A Nokia Siemens Networks traz para a parceria sua capacidade de prover telecomunicações fim-a-fim e seu produto de software inovador, o Open EMS Suite da Nokia, que fornece recursos para um sistema de gestão de elementos, do inglês element management system (EMS), e ainda pode ser utilizado para construir EMS para vários tipos de redes, incluindo transporte, móvel e banda larga.

“Esta colaboração beneficiará os nossos clientes e também a indústria como um todo, e irá superar completamente o desafio de gerenciar uma ‘selva’ de componentes de rede, entregando ao mesmo tempo serviços para corporações e consumidores. Existe uma pressão dupla – técnica e de negócios – para se criar uma arquitetura aberta e mais padronizada, que seja capaz de reduzir o número de interfaces e os esforços de integração e customização. É disso que a plataforma OSS trata”, ressalta Christian Fredrikson, Head de operações e negócios de software da Nokia Siemens Networks.

Junto com seu conhecimento em redes de comunicação IP, a Cisco também oferece sua solução de gerenciamento Cisco Active Network Abstraction (ANA) para colaboração. O Cisco ANA já é a base para o gerenciamento complexo de redes de múltiplos fornecedores bem como provê a plataforma base para as novas soluções de gerenciamento, como a Cisco Managed Services. A solução também garante suporte ao gerenciamento para a plataforma-matriz Cisco CRS-1.

“Com a pressão para que as operadoras e provedores de serviços reduzam custos e entreguem rapidamente novos serviços convergentes por meio de suas redes de múltiplos fornecedores e múltiplas tecnologias, a Cisco e a Nokia Siemens Networks compartilham da mesma visão de contribuir para que essas companhias obtenham melhor controle sobre suas redes complexas”, comenta Cliff Meltzer, vice-presidente sênior do Grupo Cisco de Tecnologia de Gerenciamento de Redes. “Controlar a rede de provedores de serviços custa caro e despende muitos recursos operacionais. Nossa colaboração está focada diretamente em permitir que as operadoras e seus fornecedores foquem seus recursos nas áreas que mais agreguem valor aos seus mercados”, conclui.

O objetivo mais amplo dessa colaboração é fornecer uma base para fazer com que desenvolvedores independentes de software e de OSS produzam ou aperfeiçoem suas próprias aplicações de maneira mais ágil. Companhias como a Amdocs já estão oferecendo suporte para impulsionar o futuro da tecnologia da Cisco e da Nokia Siemens Networks e para ampliar suas próprias soluções OSS, que atuam em problemas como o gerenciamento de falhas, aprovisionamento de rede e controle de inventário.

“Construir essa ligação entre as aplicações OSS líderes da indústria da Amdocs, a rede principal e os dispositivos de rede será sempre uma das partes mais intensas de nossos muitos desenvolvimentos,” reforça Guy Dubois, Presidente da Cramer, Divisão OSS da Amdocs. “A colaboração entre a Cisco e a Nokia Siemens Networks promete reduzir dramaticamente os esforços requeridos e liberar recursos que possam ser melhor aplicados na entrega de mais valor aos nossos clientes. Isto permitirá aos fornecedores de serviços obter maior qualidade, mais rapidamente e pelos menores preços”, conta. A Cisco e a IBM já têm uma relação de colaboração no gerenciamento de falhas OSS e na divisão de serviços de garantia. Esse anúncio também amplia este relacionamento por incluir interoperabilidade no ANA.

“A IBM está dedicada a ajudar os provedores de serviços e de soluções de rede a transformar suas habilidades para entregar serviços de próxima geração em um mundo convergente e altamente competitivo”, comenta Alan Ganek, CTO da Tivoli Software e VP Computação Independente da IBM Corporation. E acrescenta: “O anúncio de hoje representa uma nova tecnologia amplamente diferenciada. A IBM está determinada em ter a interoperabilidade com as novas tecnologias que prometem facilitar o gerenciamento dos recursos de rede, reduzir a complexibilidade e adicionar flexibilidade aos usuários. A IBM está comprometida em entregar soluções de software portadoras de qualidade que atendam às necessidades atuais dos clientes e proporcionem um caminho para a migração segura para novas tecnologias como o ANA”.

Perfil da Cisco Systems - A Cisco, (NASDAQ: CSCO), é líder mundial em redes que transforma a maneira como as pessoas conectam-se, comunicam-se e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas em http://www.cisco.com. Equipamentos Cisco na Europa são fornecidos pela Cisco Systems International BV, uma subsidiária integral da Cisco Systems, Inc.

Perfil da Nokia Siemens Networks - A Nokia Siemens Networks é líder global no fornecimento de serviços de comunicações. A companhia provê um completo e equilibrado portfólio de soluções para infra-estrutura de redes móveis e fixas e atende à crescente demanda por serviços com aproximadamente 20 mil profissionais em todo o mundo. As receitas pró-forma combinadas de 17,1 bilhões de euros no ano fiscal de 2006 fazem da Nokia Siemens Networks uma das maiores empresas em infra-estrutura de telecomunicações. A Nokia Siemens Networks tem operações em 150 países e está sediada em Espoo, Finlândia. A empresa une o Networks Business Group da Nokia com os negócios relacionados a operadoras da Siemens Communications. Website: www.nokiasiemensnetworks.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira