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25/02/2010 - 08:48

Exportação & Importação no Porto de Recife


Nova fase de atividades portuárias na capital.

As perspectivas do Porto do Recife para 2010 começaram com pé direito com a chegada do navio Grand Diamond, na segunda semana de fevereiro, e agora se prepara para receber mais uma carga de peso. A embarcação inovou as atividades do Porto trazendo pela primeira vez para o Nordeste equipamentos pesados do setor da construção civil. O navio trouxe mais de 1.200 toneladas em equipamentos, caracterizando-se como a maior operação de carga de toda a história do Porto.

Todo o material foi produzido na China e comercializado pela Êxito Importação & Exportação, para atender a demanda das empreiteiras que estão trabalhando a todo vapor impulsionadas pelas obras e investimentos públicos em infraestrutura no Brasil e em especial no Nordeste.

No dia 28 de fevereiro, outra embarcação sai da China trazendo para a capital pernambucana motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e carregadeiras, com chegada prevista para o início de abril. O maquinário deverá atender a empresas de construção civil de todo o país. Para o diretor comercial da Êxito, José Roberto Dias Gomes, a atracação de um navio com esse tipo de carga é a prova de que Recife está pronto para receber equipamentos que antes chegavam ao Brasil através de outros portos.

“Essas operações devem consolidar o Nordeste como uma grande porta de entrada e saída de produtos, através da qual muitos negócios devem ser fechados entre o Brasil e vários países do mundo”, disse o diretor, acreditando a partir de 2010 a atenção tradicionalmente voltada para portos do Sul e do Sudeste devem ser desviadas para o Nordeste, gerando economia e melhorando a logística da região.

O Porto do Recife, que tem atividade tradicionalmente comercial, principalmente no transporte de grãos e fertilizantes, e atualmente opera 20 milhões de toneladas por ano, inovou suas atividades em 2010 trazendo esse novo tipo de carga. Devido ao pontapé da Êxito Import. De acordo com a direção do órgão, após uma dragagem que aumentou de seis para onze (metros) a profundidade das plataformas de atracação (calado), ocorrido em meados do ano passado, o Porto passou a oferecer uma capacidade considerada boa para atividades comerciais.

O diretor-presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes, defende que a chegada do cargueiro se deve às boas condições operacionais do porto.

“Movimentamos cerca de R$ 20 milhões por ano em cargas. Essa operação reforça a qualidade da nossa capacidade operacional para atender as demandas do Estado e da Região Nordeste. Hoje trabalhamos com a exportação de todo o açúcar a granel e toda a demanda de fertilizantes do Estado”, frisou Guedes, acrescentando que a expectativa é a de que o Porto do Recife seja a porta de entrada no Brasil para esse tipo de carga.

De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco apresentou crescimento de 3,9% no terceiro trimestre do ano passado, em comparação com os quatro trimestres anteriores, e registrou aumento em todos os principais setores da economia, tendo a indústria crescido 4,3%. Ainda segundo a agência, o crescimento da indústria teve uma forte influência da construção civil, que registrou no período um crescimento de 17,1%.

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