Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2007 - 08:17

URP investe em sistema avançado para arquivar e transmitir exames radiológicos

Mesmo arquivando em ‘off’ imagens com mais de 18 meses, ‘memória inteligente’ recupera dados do paciente durante consulta.

A URP Diagnósticos Médicos acaba de implantar a solução PACS (Picture Arquive and Communication System) da brasileira Pixeon, que capta, armazena, manipula e distribui, via internet ou intranet, todo e qualquer exame de imagem, facilitando a vida dos pacientes que não precisam mais carregar seus exames antigos em cada consulta médica.

De acordo com Eduardo Secaf, médico radiologista da URP, o PACS atende a uma necessidade cada vez maior de organizar e distribuir as informações geradas pelas novas tecnologias. “Um tomógrafo de 64 canais gera em média mil imagens por exame, que precisam estar disponíveis a alguns médicos radiologistas, ao médico do paciente e ao próprio paciente. Além disso, podemos estabelecer uma correlação entre diversos métodos ao mesmo tempo e no mesmo monitor. Por exemplo, correlacionar os resultados da mamografia, do ultrassom da mama e da ressonância magnética de mamas, aumentando bastante a acurácia do diagnóstico”.

Com mais de 50 anos de vida e mantendo seu nível de excelência, a URP realiza mais de 10 mil exames ao mês, sendo que dependendo do exame, poderá gerar entre uma e mil imagens. Na ponta do lápis, durante 18 meses, a solução PACS armazenará em média 90 milhões de imagens. “Depois de um ano e meio, as imagens radiológicas serão armazenas em discos off line. Mas, com o que chamamos de ‘memória inteligente’, quando o paciente retornar para exames depois desse prazo, o sistema automaticamente recuperará as informações arquivadas”, diz Secaf.

Na opinião do médico radiologista, todo investimento em tecnologia tem resultado em grandes ganhos para a saúde do paciente, que poderá ter seu estado de saúde avaliado por diversos especialistas, em qualquer ponto do planeta que se encontrarem. “Além disso, muito em breve não será mais necessária a impressão desses filmes radiográficos, reduzindo custos e refletindo mais ainda em ganhos para o meio ambiente”.■ | www.urp.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira