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25/02/2010 - 09:46

TIM atinge lucro líquido de R$ 232 milhões em 2009, crescimento de 29% ante 2008

Com forte desempenho operacional e recuperação financeira, TIM fecha 2009 com crescimento de 29% no lucro, liderança no ARPU e vice-liderança em valor no segmento móvel. O desempenho no quarto trimestre de 2009 em receita, EBITDA e Margem EBITDA fazem da TIM vice-lider em valor entre as operadoras: receita líquida de serviços cresce 5,4% na comparação com trimestre anterior para R$ 3,2 bilhões. No consolidado do ano atinge R$ 12,1 bilhões, estável em relação a 2008, invertendo a tendência de erosão do primeiro semestre.

Rio de Janeiro – A TIM encerrou 2009 com um lucro líquido de R$ 232 milhões, 29% acima do obtido em 2008, de R$ 180 milhões, e com uma evolução expressiva em todas as suas métricas operacionais e nos indicadores financeiros. No quarto trimestre, o lucro líquido atingiu R$ 330 milhões, demonstrando a evolução dos resultados e acompanhando o desenvolvimento da estratégia implementada a partir do início do ano, com o plano de relançamento da TIM. O período marcou um avanço na ofensiva comercial da operadora que conquistou o recorde histórico de 6 milhões de clientes no trimestre, crescimento de 30% em relação a igual período de 2008. No consolidado do ano, a empresa acrescentou mais 4,7 milhões de clientes.à sua base e encerrou 2009 com 41,1milhões de usuários. Em linha com a política de manter a qualidade de sua base, em dezembro, a companhia promoveu a desconexão de 500 mil usuários silentes, o que equivale a uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões no pagamento do Fistel.

“O ano de 2009 foi marcado por grandes desafios, aos quais respondemos com o plano de relançamento da companhia com a reestruturação da gestão,; reposicionamento da marca, intensificação da estratégia comercial, renovação do portfólio de ofertas, implementação de um plano de eficiência para melhor alocação de recurso,; introdução de um programa de monitoramento da qualidade, e mudança da estratégia para o foco da rentabilidade. Foi um percurso difícil, mas os resultados e as conquistas alcançadas comprovam o acerto da estratégia: alcançamos a vice-liderança em valor entre as operadoras. Em 2010, já com Intelig, somos ainda mais fortes e, após a fase de integração, estaremos prontos para atacar o mercado de dados e de soluções – através de sua robusta rede metropolitana, além de um extensa estrutura de rede de transporte própria. Essa combinação de infraestrutura própria permitirá economias com custos de aluguel de meios, acelerar o desenvolvimento da rede 3G e também melhorar nosso posicionamento competitivo”, diz o presidente da TIM Brasil, Luca Luciani.

Eficiência operacional - Apesar da maior atividade comercial frente ao ano passado e do crescimento de 28% nas despesas de vendas e marketing, que somaram R$ 906 milhões, a maior eficiência – com maior controle de custos, redução de subsídios e mecanismos de crédito e cobrança – resultou em crescimento no EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que atingiu o recorde histórico de R$ 959 milhões, 26,3% superior ao trimestre anterior e 3% acima de igual período do ano passado. No ano, o EBITDA somou R$ 3,063 bilhões, crescimento de 5,6% em relação a 2008. A margem EBITDA alcançou 28,2% no quarto trimestre de 2009, dois pontos percentuais acima dos 26,1% do quarto trimestre de 2008. No ano, a margem atingiu 23,5%, acima da meta de 23% definida para 2009.

O fluxo de caixa operacional livre ficou positivo em R$ 1,11bilhão no útlimo trimestre do ano, redução de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, sustentado por um EBITDA de R$ 959 milhões, um capital de giro positivo em R$ 1,15 bilhão em investimentos, que ficaram em R$ 995,6 milhões. A TIM gerou um fluxo de caixa líquido positivo de R$ 859,8 milhões no trimestre.

Já a Receita Média por Usuário (ARPU) alcançou R$ 27 no quarto trimestre, a maior do setor e com crescimento de 1,7% na comparação trimestral.

A inadimplência atingiu um dos menores patamares somando R$ 82 milhões, o equivalente a 2,5% da receita líquida de serviços. Este desempenho é reflexo das ações para melhor concessão de crédito e cobrança, além dos resultados da oferta do TIM Chip Avulso. O custo de aquisição de clientes (SAC) caiu para R$ 111 milhões no quarto trimestre e manteve uma relação SAC/ARPU de 4,1 meses. Comparando-se com as métricas do mercado, sem a inclusão do Fistel, comodato e outras despesas, o SAC é de R$ 82 com uma relação SAC/ARPU de três meses.

A receita líquida de serviços foi de R$ 3,2 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 5,4% em relação ao trimestre anterior e estável em relação a igual período do ano passado. No consolidado do ano, a receita líquida de serviços alcançou R$ 12,1 bilhões. A receita bruta total atingiu R$ 18,1 bilhões. As receitas brutas de Serviços de Valor Agregado (VAS) somaram R$ 499 milhões no quarto trimestre, 5,7% superior aos R$ 472 milhões de igual período do ano passado, e acima 0,6% na comparação trimestral.

O melhor desempenho operacional e financeiro foi acompanhado por um esforço para a melhoria da qualidade. Em dezembro, a TIM atingiu 100% das metas de qualidade de rede definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)., resultado que foi repetido em janeiro de 2010. Vale ressaltar a redução no índice de queda de chamada, que caiu 1,05% em dezembro, para 0,86% em janeiro. No quarto trimestre, o investimento atingiu R$ 995,6 milhões e somou em 2009 R$ 2,1 bilhões, sendo 70% em rede.

Atividades comerciais - Por trás destes resultados está também a completa renovação do portfólio de ofertas. Lançado em abril, o Infinity alcançou grande receptividade no mercado e já soma 17 milhões de clientes. O plano introduziu uma inovação no mercado ao trocar a tarifação por minuto para a tarifação por chamada, o que permitiu aos clientes falarem mais e pagarem menos. O resultado foi um crescimento no MOU (minutos por usuário), que atingiu 99 minutos no quarto trimestre, 15% superior a igual período de 2008.

Em agosto, a TIM lançou o Liberty, ampliando o conceito de comunidade que permite aos mais de 41 milhões de clientes TIM falarem entre si de forma ilimitada. Junto com o novo plano, a TIM introduziu o conceito do TIM Chip Avulso, que permite ao cliente contratar um plano de serviços independentemente do aparelho, recebendo como desconto na conta de serviços, por 18 meses, o valor do subsídio a que teria direito. Em dezembro, aproximadamente 60% das vendas de planos pós-pagos foram nessa modalidade.

“Em 2009, a TIM sacudiu o mercado, resgatando seu DNA de inovação para oferecer aos clientes não só novos planos, mas novos conceitos, que consagram, por exemplo, o Infinity. O plano introduziu a tarifação por chamada, e não por minuto, e, em menos de um ano, já tem 17 milhões de clientes. A TIM conseguiu fazer com que seus clientes falassem muito mais, pagando menos e com uma melhor qualidade porque priorizamos também o investimento em qualidade de rede e de atendimento. Em resumo, arrumamos a casa, e reposicionamos a nossa marca para recuperar o “brand awareness” e a posição de “top of mind” entre as operadoras brasileiras, intensificando nossa comunicação com o consumidor. Tudo isso melhorando também nossa rentabilidade com muita disciplina financeira, como demonstram nossos indicadores consolidados. Nosso compromisso para 2010 é continuar focados na inovação voltada para o cliente, e seguir aprimorando a qualidade e a cobertura de sinal, bem como o atendimento. Nosso ritmo vai continuar intenso”, afirma Luca Luciani.

O presidente acrescenta que a estratégia para 2010 será baseada em três ondas de desenvolvimento: alavancar a penetração da telefonia móvel, em substituição à fixa; aumentar o consumo de dados, intensificando o acesso à internet móvel (microbrowsing) e oferecer soluções integradas fixo-móvel no segmento corporativo, utilizando a rede da Intelig. [www.tim.com.br]

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