Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2010 - 09:51

Hipismo fará blitz rigorosa para controle antidoping

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) adotou a Campanha “FEI Clean Sport” - Campanha pelo esporte limpo - que se traduz em um esforço coordenado em vários níveis com o objetivo de combater o doping e o uso de substâncias proibidas nos esportes equestres.

As novas regras implantadas pelo “FEI Clean Sport” foram aprovadas por unanimidade pela Assembléia Geral organizada pela Federação Equestre Internacional (FEI) em Copenhagem, na Dinamarca, em novembro de 2009.

Para implantar, coordenar e divulgar o “FEI Clean Sport” a CBH instituiu uma Comissão formada por dirigentes, cavaleiros, veterinários, tratadores e organizadores de eventos.

As primeiras ações do “Clean Sport” serão realizadas na abertura oficial da temporada de Salto, o “Torneio de Verão” do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP), a partir de 25 de fevereiro. Foi consenso da Comissão do “Clean Sport” adotar medidas rigorosas de fiscalização, além de educativas.

De olho nos infratores - A partir de agora, todo evento hípico terá, além da Inspeção Veterinária obrigatória, uma equipe de veterinários independente fazendo coleta de urina e sangue nos animais da prova, com aumento significativo do número de coletas em relação a eventos anteriores, independente da classificação e categoria da prova. Haverá fiscalização nas cocheiras dia e noite, controle de sensibilização de membros e tamanho dos pêlos e rigorosa fiscalização de boleteiras.

Os casos de doping serão amplamente divulgados e os nomes de toda a equipe que acompanha o cavalo - veterinário, cavaleiro, proprietário do animal, treinador e tratador - serão publicados no Site da CBH.

Além da fiscalização, a CBH também promove uma campanha educativa que inclui placas nas pistas de competição, informações no site e stand da entidade em eventos, além da promoção de palestras e mesas redondas.

“A campanha FEI Clean Sport abrange as oito modalidades supervisionadas pela Confederação Brasileira de Hipismo e seu sucesso depende de todas as pessoas envolvidas com o esporte: veterinários, atletas, treinadores, tratadores, proprietários de cavalos, organizadores de prova e entidades relacionadas ao hipismo”, enfatiza Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH.

Para esclarecer as novas regras do “FEI Clean Sport” a CBH promove uma “Mesa Redonda”, aberta ao público de interesse, no dia 26 de fevereiro (sexta-feira), as 17h, na sede social do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP), com entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira