Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2010 - 10:32

Condições climáticas favorecem o florescimento na cultura da cana-de-açúcar

O florescimento da cana-de-açúcar é um dos principais problemas que atingem esta cultura, podendo gerar sérios prejuízos ao setor sucroalcooleiro. As perdas de peso, por exemplo, podem chegar a 30% em canas com alto índice de florescimento. Ao mesmo tempo, a extração desse açúcar na indústria é extremamente dificultada, o que reduz o rendimento do processo industrial.

Um dos fatores responsáveis pelo florescimento é a variedade. Além dessa tendência, outros fatores como fotoperíodo, temperatura e umidade são decisivos para que uma variedade florífera lance o pendão floral.

O período de indução floral é variável de acordo com cada região. No Centro-Sul, por exemplo, acontece entre 15 de fevereiro e 10 março. Para que essa indução ocorra é importante que não haja grande amplitude térmica entre dia e noite e existam precipitações abundantes de seis a oito semanas antes do período indutivo e que essa condição continue após esse intervalo.

Dessa forma, observa-se que desde outubro de 2009 as precipitações têm sido abundantes na região Centro-Sul, bem como as temperaturas máximas e mínimas tem ficado dentro da faixa considerada ideal para o florescimento da cana-de-açúcar. "Por isso, a previsão é que a safra 2010/2011 apresentará um elevado percentual de florescimento, provocando grandes perdas para o setor sucroalcooleiro", destaca João Pivetta, gerente de cultura Cana da Bayer CropScience.

Entre os maturadores disponíveis no mercado, o Ethrel é uma excelente opção para inibir o florescimento em culturas de cana-de-açúcar que serão colhidas após julho/agosto, quando os prejuízos poderão ser claramente observados.

"Ethrel exerce a sua função sem interferir no processo de desenvolvimento vegetativo da cultura", explica Pivetta. Recomenda-se o uso da solução durante o período indutivo, inibindo o florescimento de variedades que apresentam esta característica que estiverem destinadas à colheita em meio e fim de safra. No Estado de São Paulo, as aplicações devem ser feitas de 15 de fevereiro a 15 de março e em Mato Grosso e Goiás, de 5 de fevereiro a 5 de março. [www.bayercropscience.com.br]|

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira