Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2010 - 09:50

Sistema Firjan e Governo do Estado assinam convênio para a distribuição de 1500 bolsas de estudos integrais para filhos de servidores da segurança púb

As vagas oferecidas são destinadas a 12 cursos em diferentes unidades do SENAI e as inscrições começam em 15 de março.

O Sistema Firjan anunciou novo convênio com o Governo do estado do Rio de Janeiro para a distribuição de 1.500 bolsas de estudos integrais, em 12 cursos de aprendizagem e qualificação profissional do SENAI-RJ, destinadas aos filhos de bombeiros, policiais civis e militares, inspetores penitenciários e agentes do Degase. A novidade é que este ano, serão beneficiados não somente os familiares dos servidores estaduais da ativa, mas também os filhos de inativos e pensionistas que estejam na faixa de idade entre 16 e 23 anos.

O convênio assinado pelo governador Sergio Cabral, o presidente do Sistema Firjan Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e pela diretora Regional do Senai-RJ, Maria Lúcia Telles, estabelece o período de 15 a 21 de março para as inscrições dos alunos. A habilitação pelas corporações será entre 22 de março e 28 de março e o início das convocações em 29 de março. O início das aulas está marcado para abril.

O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Firjan durante solenidade de formatura pelo SENAI-RJ de um grupo de 1.100 jovens, filhos de servidores já beneficiados no ano passado. Na Cerimônia também esteve presente o governador Sergio Cabral.

Além de ser filho de servidor da segurança publica e ter entre 16 e 23 anos, o candidato deve comprovar condição de baixa-renda, condição a ser atestada mediante autodeclaração. Também é preciso possuir o pré-requisito de escolaridade necessário ao curso escolhido. As bolsas oferecidas são para os cursos de Administração, Gestão, Alimentos, Panificação e Confeitaria, Automotiva, Caldeiraria, Serralheria, Eletricidade, Gráfica, Informática, Instrumentação e Mecânica.

. [ Mais informações sobre os cursos e condições para participar do programa, ligue 0800 0231 231].

. Cursos: áreas e Ttmas - Os cursos de aprendizagem e de qualificação profissional visam o desenvolvimento de competências profissionais, propiciando a formação em um titulo profissional. Referem-se ao nível denominado na legislação educacional de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, dando direito a Certificado do SENAI-RJ. Cabe destacar que estes cursos não permitem a obtenção de Diploma de Técnico de Nível Médio.

Para a melhor compreensão das áreas temáticas dos cursos disponíveis, apresentamos uma descrição de cada uma delas.

Administração / Gestão - Os cursos são relacionados ao planejamento, organização e controle de processos, considerando objetivos, parâmetros e critérios pré-estabelecidos. São voltados para atividades operacionais ou de suporte como, por exemplo, pessoal, finanças, marketing, meio ambiente, dentre outras.

Alimentos - Dizem respeito aos processos de beneficiamento e processamento de produtos de origem animal e vegetal, destinados ao consumo alimentar, bem como controle de qualidade em sua elaboração.

Panificação e Confeitaria – Os cursos especificamente para a produção de produtos característicos desse do segmento, como pães de diversos tipos, doces, tortas, dentre outros.

Automotiva - Os cursos são de produção automobilística, característica das montadoras de veículos. E de manutenção focadas à reparação automotiva, elétrica ou mecânica de diferentes tipos de motores e veículos.

Caldeiraria / Serralheria – Cursos de conformação de chapas, soldagem, e produção de tubulações, largamente utilizados na construção de embarcações, e outras indústrias relacionadas. Podem focar, também, na produção de outros artefatos ou estruturas metálicas de ferro ou alumínio.

Eletricidade – Cursos de instalação ou manutenção de componentes e sistemas elétricos para fins residenciais, prediais ou industriais, ou ainda, de sistemas de geração e distribuição de energia elétrica.

Gráfica - Cursos na área de impressão voltados para as tecnologias offset, rotogravura ou digitais. De acordo com o curso, pode incluir a área de préimpressão (editoração, design, desenvolvimento de projetos) ou pósimpressão (corte, encadernação e acabamento).

Informática - Cursos para a utilização de programas de informática, ou programação e desenvolvimento de aplicativos e sistemas (software) ou instalação e reparação de componentes de informática e redes de comunicação de dados (hardware).

Instrumentação – Cursos de monitoramento de sistemas automatizados de produção, considerando a realização de testes e aferição de instrumentos e equipamentos.

Mecânica – Cursos para a fabricação de máquinas, componentes e ferramentas a partir da aplicação de processos de transformação por força mecânica, no caso fundamentalmente usinagem (tornearia, fresagem, ajustagem em bancada, etc). Pode ser voltado, também, para a manutenção de máquinas e equipamentos, considerando o diagnóstico e reparo de defeitos mecânicos, incluindo os componentes, sistemas ou elementos de automação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira