Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2010 - 10:19

Ministros da Cultura do Brasil e Paraguai assinam protocolo de cooperação com Itaipu Binacional

Brasília– O Brasil firma o primeiro acordo bilateral para a área de Cultura com atuação conjunta de uma empresa pública, a Itaipu Binacional - maior geradora de energia limpa e renovável do mundo - no âmbito do Mercosul. O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, o ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Tício Escobar, e os diretores da Itaipu Binacional, o brasileiro Jorge Miguel Samek e o paraguaio Gustavo Codas Friedmann assinam o documento,no dia 26 de fevereiro (sexta-feira), às 9h, no edifício de produção de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O objetivo é unir esforços para a valorização, a promoção e o fortalecimento da Cultura em ambos países, além de potencializar os resultados dos programas já existentes e incorporar novas ações que aumentem qualitativamente a oferta de bens e serviços culturais, a valorização da diversidade cultural e do patrimônio cultural material e imaterial, a preservação da memória e a promoção da cidadania e do desenvolvimento humano sustentável.

Segundo o ministro Juca Ferreira, o governo brasileiro percebe cada vez mais que não basta estabelecer relações comerciais e geopolíticas no âmbito do Mercosul para fortalecer o bloco. “É preciso haver também aproximação e intercâmbio cultural, para reduzirmos diferenças regionais existentes e nos tornarmos um grande território cultural”, afirma.

Já está definido que os planos de trabalho serão elaborados em quatro eixos temáticos: Cultura e Cidadania; Cultura e Economia; Cultura, Cidades e Território e Cultura e Diversidade. As regiões beneficiadas serão as de influência do reservatório de Itaipu Binacional, que abrange todo o Paraguai e uma ampla área do território brasileiro, com cerca de 30 municípios.

Os ministros da Cultura do Brasil e do Paraguai e suas equipes técnicas já se encontraram em diversas ocasiões e há clara sintonia entre os respectivos projetos e o direcionamento da política cultural como um todo.

Em 13 de junho de 2009, Juca Ferreira e Tício Escobar assinaram a “Declaração de Assunção”, acordo bilateral no qual ficaram estabelecidos eixos estratégicos para uma agenda de cooperação e intercâmbio. O teor deste Protocolo de Cooperação está também em consonância com o conteúdo proposto pelo Programa Executivo Cultural do Acordo Básico de Cooperação Educacional, Científica e Cultural, em vigor desde 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira