Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:07

Indústria do cobre alerta sobre a qualidade dos fios e cabos no mercado

Estudo exclusivo da Qualifio, entidade parceira da Associação Brasileira do Cobre (ABC) e do Sindicel, revela que 28% das marcas certificadas testadas apresentam problemas, 6% do material coletado e testado não possuem nenhum tipo de certificação de qualidade e segurança para o consumidor.

Os empresários da indústria do cobre no País estão preocupados com a qualidade dos fios e cabos produzidos e comercializados no mercado nacional. Levantamento exclusivo realizado pela Qualifio, empresa que atua há 16 anos na verificação desses produtos, revela que 28% das marcas comerciais coletadas e testadas, que estão à venda no mercado, apresentam problemas de qualidade. De janeiro a setembro de 2009 foram testadas 221 amostras, uma média mensal de 22 avaliações.

Outro dado alarmante do estudo é a quantidade de marcas sem qualquer tipo de certificação de qualidade e de segurança que está à venda no País, cerca de 6% das marcas testadas. Para Sérgio Aredes, presidente da Associação Brasileira do Cobre (ABC) e do Sindicel, entidades que apóiam a Qualifio, a falta de conhecimento e a impossibilidade de testar os fios e os cabos elétricos no momento da compra, deixa o consumidor desamparado. “A reação mais comum é a aquisição de produtos com o menor preço e a confiança nas indicações do vendedor”, explica. Segundo levantamento, 66% das marcas testadas estão conformes.

Em 2008, das 264 amostras coletadas no mercado, 14% eram materiais não certificados, de alto risco à população. Aproximadamente 21% das marcas certificadas testadas apresentaram alterações e 65% das certificadas testadas estavam conforme as normas de regulação do setor. O alto índice de marcas certificadas que não cumprem às exigências, deve-se principalmente a difícil tarefa de controle. “Determinados fabricantes, após conseguir sua certificação, fabricam produtos com baixa qualidade, visando o menor custo, amparados nas deficiências de avaliação da conformidade de produtos e das certificadoras”, explica Aredes.

A Qualifio realiza denúncias tanto aos Institutos de Pesos e Medidas estaduais (IPEM’S) e ao Inmetro, bem como representações ao Ministério Público. De 1999 a setembro de 2009 já foram testadas 3.220 amostras. “O grande volume de produtos com necessidade de fiscalização, o tamanho do mercado, a pulverização dos produtos e a limitação dos recursos para controle, facilitam a comercialização de materiais em condição irregular especialmente nas periferias e no interior dos estados”, conclui Aredes.

Perfil - O Sindicel representa as empresas do setor de fios e cabos elétricos e ópticos e de produtos semimanufaturados em cobre e outros metais não-ferrosos. Fundado em 1979, atualmente reúne 51 empresas em todo o território nacional, representando mais de 90% da totalidade do setor.

Qualifio- Fundada por empresas fabricantes de condutores elétricos em 1993, a Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos - a Qualifio - tem atuado como promotora e agente de melhorias no setor. Por meio da monitoração dos fios e cabos elétricos de baixa tensão, a associação tornou-se uma das principais responsáveis pelo aprimoramento da qualidade na fabricação dos fios e cabos, bem como por incentivar a correta instalação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira