Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:20

Ação Ambiental do Rally dos Sertões receberá prêmio na Suíça


Carlos Andrade, coordenador do projeto, representará a Dunas Race na cerimônia de entrega do "Enviromental Awards 2009", no dia 27 de fevereiro (sábado).

A Ação Ambiental do Rally dos Sertões foi a vencedora do Enviromental Awards 2009, prêmio concedido pela FIM - Federação Internacional de Motociclismo - aos mais destacados programas de conscientização e de preservação do meio ambiente ligados aos esportes a motor em todo o mundo.

Apesar de a eleição ter ocorrido em novembro, a cerimônia de entrega do "Enviromental Awards 2009" acontecerá no dia 27 de fevereiro (sábado), durante a Conferência Anual da FIM, em Genebra, na Suíça. A condecoração será entregue ao sr. Carlos Andrade, o "Carlão", coordenador geral de Ação Ambiental do Rally dos Sertões. "Esse é o prêmio máximo que poderíamos receber, é como se fosse um Oscar mesmo", comemora Carlão. "É o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido nos últimos nove anos dentro do Sertões."

Depois de ter avaliado 11 candidaturas - um recorde no número de concorrentes - o júri independente formado pelo sr. Theodore Oben (Programa Ambiental das Nações Unidas), sr. Tore Brevik (especialista em comunicação e ambientalismo)e pelo sr. Denis Bochatay (J. de Heer Consulting) elegeu o trabalho ambiental desenvolvido nos últimos anos no Rally dos Sertões. Segundo os jurados, além dos múltiplos objetivos ambientais e do claro efeito no esporte e na comunidade, o exemplo dado pelo evento - que manifesta preocupação e cuidado com o meio ambiente - deve inspirar os organizadores de outras provas a inserir os assuntos ambientais em seus planejamentos e a construir eventos sustentáveis.

Esta não é a primeira vez que o trabalho ambiental desenvolvido pelo Rally dos Sertões é reconhecido. Em 2007, a ação foi premiada pela UML - União Latinoamericana de Motociclismo - entidade filiada à FIM.

Trabalho limpo - Desde 2001, a equipe de Ação Ambiental do Rally dos Sertões é responsável pela limpeza de todos os detritos e resíduos deixados pelos competidores ao longo dos mais de 5.000 km de percurso da competição, bem como o recolhimento de todo o lixo resultante dos acampamentos da prova. O grupo também é incumbido de indenizar - em dinheiro e assim que passa o último concorrente - os proprietários das áreas rurais que tenham sofrido algum tipo de dano, como a quebra de cercas ou de porteiras.

Saldo positivo - Ao longo dos dez dias de competição do Rally dos Sertões 2009 - disputada entre os dias 24 de junho e 3 de julho, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Natal (RN) - a equipe de Ação Ambiental distribuiu 1.000 cinzeiros ecológicos, 6.000 sacolinhas plásticas, 6.000 sacos de lixo, e utilizou 20 kg de produtos para absorção de resíduos líquidos. Ao todo, foram recolhidos ao longo do percurso 750 kg de detritos, 75 litros de óleo e 11 toneladas de lixo dos acampamentos. No total, foram empregados 100 voluntários e cerca de 10 mil pessoas foram impactadas de forma positiva, direta ou indiretamente.

Sobre a equipe - A Ação Ambiental do Rally dos Sertões é uma atividade desenvolvida pela equipe "Os Canastras", que surgiu como uma agência de turismo voltada aos esportes de aventura dentro da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Além do próprio Carlão, que desde 2007 é comissário de meio ambiente da FIM, os outros três integrantes da equipe são Orlei de Souza, Marcos Campos e Rômulo Miranda. | www.sertoes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira