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27/02/2010 - 07:20

P-63 em pauta na reunião do CAP/Rio Grande

A primeira reunião de 2010 do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande (CAP/RG), que contou com a presença do novo superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, teve como tema principal a construção da plataforma P-63 e suas possíveis interferências nas operações portuárias. Também foram pautas da reunião o novo quadro de pessoal da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a sinalização náutica e monitoramento da Barra do Rio Grande e a modernização do cais do Porto Novo.

A respeito da P-63, que será construída em área junto ao Porto Novo, o superintendente informou que a Suprg foi recentemente notificada pela Quip, responsável pela execução da plataforma, que já está sendo implantado o seu canteiro de obras. Ramis lembrou que o empreendimento irá gerar cerca de três mil empregos diretos e que possui contrato com a Petrobras de US$ 1,3 bilhão. Observou ainda que no próximo mês a Quip apresentará ao Governo do Estado e ao CAP o cronograma oficial de construção da P-63. A partir disso, o cronograma do empreendimento será adequado para minimizar possíveis danos a operação portuária. Ramis esclareceu aos membros do CAP que o casco da plataforma deverá chegar a Rio Grande no segundo semestre de 2011. Além disso, lembrou que já estão sendo realizadas reuniões para tratar da normatização e operação da mão–de-obra nos estaleiros.

A preocupação do CAP é referente ao possível início da obra de modernização de 1.125 metros de cais do Porto Novo, a ser licitada, já que a construção poderá restringir as operações portuárias no local. Dessa forma, restariam apenas 690 metros de cais, dos quais 450 já estão modernizados. Além disso, existe a possibilidade do casco da P-63 ficar atracado neste espaço restante de cais, o que diminuiria ainda mais a área para realizar a operação portuária. Levando isso em conta, a Suprg observou que já está trabalhando junto a Secretaria Especial de Portos (SEP), licitante da obra, para que o projeto seja executado em etapas, evitando a não utilização de toda a parte que será modernizada. Assim, a obra interromperá pequenos trechos do cais. Para tratar desses assuntos o CAP formou uma comissão que irá acompanhar os procedimentos de implantação e operação da P-63.

Ainda entrou na pauta o muro construído pela Quip, na época da construção da Plataforma P-53, que separa a área do cais modernizado da retroárea. A cerca foi construída após a realização de contrato operacional, que ainda está vigente, entre a Suprg e a Quip. A preocupação é com o possível aumento de movimentação nessa área do cais, assim que iniciar a obra de modernização. Com isso, haverá a necessidade de garantir um espaço maior para operação. Ramis informou ao CAP que em dezembro foi encaminhado ofício a diretoria da Quip requerendo que a cerca seja recuada em 20 metros, o que ampliará o espaço para manobra na área do cais.

Outros temas levantados foram a sinalização náutica, o monitoramento das condições climáticas na Barra do Rio Grande e o novo calado do porto. O diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Renato Rodrigues, explicou que a Superintendência já está trabalhando, tendo contratado um estudo técnico para verificar o porte e o tipo de navios que poderão operar em Rio Grande a partir do aprofundamento. Com os dados será definido o novo calado oficial do porto rio-grandino. Também salientou que o porto realizou recentemente reunião com o Comando do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, da Marinha do Brasil, responsável pela sinalização náutica do porto gaúcho. Conforme informações do Comando, já foram instaladas três bóias de polietileno novas, sendo duas internas (nº 9 e 12) e uma externa (nº 4). Outras nove bóias já estão em Rio Grande à espera para serem instaladas. Além disso, o porto rio-grandino ainda receberá mais cinco bóias. A idéia da Suprg é firmar um convênio com a Marinha do Brasil para implantar nas bóias equipamentos de controle de tráfego e ambiental, que darão informações como posição da bóia, velocidade do vento, correnteza, salinidade da água, entre outros.

Na reunião ainda foi tratada a situação da criação do quadro de pessoal da Suprg. O bloco dos Trabalhadores informou que está sendo dado andamento a criação do novo quadro de pessoal. A idéia, conforme pedido da governadora Yeda Crusius, é que até o final de março ele esteja aprovado. Na ocasião, o bloco relatou ainda a recente vitória dos portuários com a aprovação do Projeto de Lei 403/2009, do Governo do Estado, que valoriza a categoria dos portuários. O projeto altera o salário básico dos servidores da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e do quadro especial da antiga Secretaria dos Transportes, e incorporação de parcela autônoma relativa à Lei nº 11.754/2002.

Novos conselheiros - Durante a reunião, o presidente do CAP/RG, Ayres Apolinário, deu posse aos novos membros do Conselho. No bloco dos Usuários tomou posse como conselheiro Jorge Pinho e, no bloco dos Operadores, foram empossados como conselheiros Vidal Áureo Mendonça e Jonathan Crossley, e como conselheiro substituto, Marcos Fonseca. | Alan Bastos | Crédito/foto: Eduardo Wezka

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