Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:48

Consórcio vai produzir vacina contra H1N1 na Argentina

União de empresas especializadas, como a Biogénesis Bagó, garante investimento em fábrica que vai produzir e exportar vacinas.

O consórcio formado pelos laboratórios Biogénesis Bagó, Elea e Novartis-Argentina vai produzir vacinas contra a gripe sazonal e a gripe A (H1N1). Os investimentos iniciais do consórcio Sinergium Biotech, de US$ 50 milhões, incluem a construção de uma planta industrial em um prazo de cinco anos.

O projeto será responsável por colocar a Argentina como um dos poucos países no mundo com uma planta industrial de tecnologia específica para a fabricação dessas vacinas.

Com 9.400 metros quadrados e capacidade de produzir 20 milhões de doses das vacinas por ano, a fábrica será implantada na cidade de Garin, Província de Buenos Aires. Inicialmente, a produção será direcionada para instituições públicas da Argentina. O governo deve adquirir a produção pelo mesmo valor que compra atualmente através do Fundo Rotativo da Organização Internacional Pan American Health Organization.

Com o know how da farmacêutica Novartis, a tecnologia utilizada terá padrões internacionais de fabricação de vacinas, e o negócio já nasce com a perspectiva de exportar vacinas contra os vírus influenza.

Outro aspecto positivo do projeto é a transferência de tecnologia e formação e aprimoramento de profissionais. Os produtos envolvidos são as vacinas para a gripe sazonal e a pandemia de H1N1, com a inclusão de adjuvantes que melhoram a resposta do sistema imunológico.

Concorrência Pública - A iniciativa resulta de uma concorrência pública convocada pelo Ministério Saúde da Nação, pelo decreto 1731. A concorrência visa a formação de uma associação da indústria e setores tecnológicos e comerciais de longo prazo por meio da instalação, no país, de uma planta industrial de alta complexidade para a produção e fornecimento de vacinas contra a gripe sazonal e pandemia de gripe suína.

O consórcio que venceu a concorrência e ficou responsável pela produção local das vacinas contra a gripe sazonal e gripe suína reúne empresas com alto desempenho no mercado de medicamentos com experiência em mercados públicos e privados de vacinas.

Consórcio- A Biogénesis Bagó é líder regional em saúde animal e exportadora de produtos veterinários na Argentina há 17 anos. Sua fábrica de vacinas contra a febre aftosa produz 200 milhões de doses por ano para a Argentina, outros países das Américas e para Taiwan.

A empresa acaba de conquistar o deferimento para comercialização, no Brasil, da vacina contra febre aftosa. Sua vasta experiência no desenvolvimento e produção de vacinas animais trouxe a segurança necessária para ampliar a sua visão estratégica e fazer incursões com firmeza no campo da saúde humana.

O laboratório Elea, da Argentina, realiza pesquisas e projetos de desenvolvimento na área médica desde 1939. A Unidade de Negócios comercializa produtos para a prevenção de várias doenças como a gripe, meningite, hepatite, leptospirose, entre outros. O laboratório Novartis é uma empresa do grupo suíço Novartis, centrada exclusivamente na área da saúde.

Gripe H1N1 - Na Argentina, segundo o último relatório do Ministério da Saúde Nacional, a pandemia de gripe A, subtipo H1N1, resultou em 626 óbitos, tornando o país um dos dez mais afetados pela doença no mundo.

A vacina contra a gripe foi considerada pelas maiores instituições de saúde argentinas como o principal instrumento de combate à pandemia.

Até agora, o governo argentino só poderia atender à demanda por essas vacinas através da importação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira