Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:48

Jacarepaguá ganha centro de escalada


Modalidade abre espaço de treinamento na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Será inaugurado no dia 1º de março (segunda-feira), o 1º Centro de Escalada Jacarepaguá. Localizado na Estrada do Tindiba, no bairro da Taquara, o novo espaço pretende atrair adeptos do montanhismo, escaladores profissionais e amantes dos esportes radicais, além de pessoas que desejam melhorar a sua qualidade de vida.

A iniciativa é do escalador Felipe Dallorto, que ao lado de sua sócia Flávia dos Anjos, passa a oferecer um novo centro de treinamento. "O local é destinado à todos que queiram melhorar sua performance na escalada e, principalmente, para aqueles que desejam ter o primeiro contato com o esporte que está crescendo cada vez mais em nosso país", explica Dallorto.

"Os alunos da academia terão acompanhamento de profissionais e uma planilha de evolução, criada por professores de Educação Física e escaladores de alta performance. O ambiente oferece ao aluno segurança e evolução nos treinos", afirma Flávia destacando um dos diferenciais do centro. "Nosso muro é um complexo de boulder especialmente desenvolvido para o treinamento de alta performance".

Com maior variedade de inclinações possíveis cobrindo todas as paredes da sala até o teto, o dinamismo do treino em boulder é ideal também para aqueles que não buscam uma alta performance. "Juntamente com a força e o aeróbico, a modalidade trabalha intensamente o equilíbrio, flexibilidade e a coordenação motora, sendo ideal também para crianças, a partir dos cinco anos de idade", esclarece Dallorto.

Para deixar os iniciantes mais à vontade e protegidos, colchões fixos foram colocados no chão aumentando a segurança dos alunos. Outros três módulos móveis servem de apoio conforme a necessidade de cada escalador. O ambiente é climatizado, com chuveiro para banho, televisão para vídeos de escaladas e slides.

Já para os mais experientes, Felipe conta que este tipo de muro (boulder) é ideal para o treinamento. "As pesquisas e a experiência dos melhores escaladores do mundo mostraram que esta modalidade é a mais indicada para treinos de escalada. Sem equipamentos limitantes, como corda e parceiro de segurança, o treino torna-se mais dinâmico. O tempo pode se estender e não há limitações nos movimentos, todas as direções são uma opção".

Vias - A parede do Centro de Escalada Jacarepaguá foi construída por Felipe Dallorto, Flávia dos Anjos e Alexandre Aragão. Já as vias (rotas por onde o escalador sobe) foram criadas por escaladores de renome nacional da escalada esportiva no Brasil como: Cláudio Brisighello, Camila Porto, Rachel Guilhon, Alexandre Aragão, Júlio Blander, Daniel Lustoza e Rodrigo Nunes.

A maior seção é um muro de 45º de inclinação com 3 metros de largura e 4 metros de comprimento. "É o maior e o mais forte muro do Rio de Janeiro. É nele que iremos fazer os atletas cariocas virarem referência na escalada brasileira", projeta Felipe Dallorto.

No dia 2 de março (terça-feira), as atividades já poderão ser conferidas pelo público. O Centro de Escalada Jacarepaguá será aberto todos os dias, exceto nos feriados, e em dois horários. Segunda, quarta e sexta das 15h00 às 23h00, e terças e quintas das 09h00 às 23h00.

Outras informações através do telefone (21) 2446-4034 ou pelo e-mail: [email protected]. Para conhecer virtualmente o local, basta acessar o site[ www.escaladajpa.com.br]. O Centro de Escalada Jacarepaguá está localizado na Estrada do Tindiba, 1467 – 2º andar - Taquara - Jacarepaguá - Rio de Janeiro.

Currículo - O escalador Felipe Dallorto iniciou no esporte em 1999. Aprimorou sua técnica no maior centro de escalada de aventura do país na região dos "Três Picos de Salinas", com um dos maiores e importantes escaladores do Brasil, Sérgio Tartari. Dedicou 11 dos seus 27 anos ao montanhismo. Abriu diversas vias e setores de escalada no Parque Estadual da Pedra Branca e em Jacarepaguá onde trabalha com escaladas na Região.

Felipe é federado pela Femerj (Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro), que em parceria com a entidade, construiu um documento do programa de "Acesso as Montanhas do Rio de Janeiro". Residiu e trabalhou como educador ambiental na maior floresta em área urbana do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca, onde vem coordenando o documento do Seminário de Mínimo Impacto do Parque.

Em 2008, fundou a União dos Escaladores de Jacarepaguá (UEJ), com o objetivo de recuperar e incentivar as vias de escaladas do Parque Estadual da Pedra Branca e de Jacarepaguá. Felipe Dallorto possui cursos de resgate e primeiros socorros em área remota pela FAB (Força Aérea Brasileira), Treinamento de Auto-resgate em montanhas pela Aguiperj (Associação de Guias e Instrutores Profissionais de Escalada) e Curso de Big Wall com Sergio Tartari. É formado também em Turismo pela Marc Apoio, habilitado para exercer a função de Guia de Turismo regional, nacional e América do Sul.

Flavia dos Anjos é escaladora há nove anos. Iniciou no esporte fazendo curso básico com o renomado escalador e guia profissional Luis Cláudio "Ralf" Cortês. Ao longo dos anos aprimorou-se nas técnicas de escalada com proteção móvel com Flávio Carneiro.

Engenheira de Computação e Mestre em Informática, formada pela PUC-RJ, nunca deixou a escalada ser apenas um hobby ou atividade de fim de semana. Há três anos passou a trabalhar em prol do esporte junto à Federação Estadual na manutenção das croquitecas. Flavia pertence ao Conselho Fiscal e representa os atletas no departamento de competições.

Em 2008 entrou para a União dos Escaladores de Jacarepaguá com o intuito de catalogar e divulgar as vias de Jacarepaguá. Flavia curte todas as modalidades de escalada em rocha. Sempre malhou em muros artificiais para manter o condicionamento e desenvolver as técnicas necessárias. Participa de competições, sempre buscando a superação pessoal. | Por: Marcos André Araújo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira