Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:48

Égua brasileira é Best Condition nos Emirados Árabes Unidos


Caraiva CSM conquisou o Best Condition somando 53,36 pontos. Ela fez a prova a 25,15 Km/h. Pommery FGJ, também de criação brasileira, terminou a prova em 21ºlugar. Ambas pertencem ao mesmo estábulo, Seeh Al Salam Endurance Stables

Timidamente os cavalos brasileiros vêm pouco a pouco mostrando potencial em terras árabes. A adaptação ao deserto pode ser um pouco mais lenta aos cavalos brasileiros, mas que em seu tempo vem mostrando bons resultados.

Caraiva CSM foi hoje Best Condition na prova Ladies Endurance Ride – CEN 90 Km, no Dubai Endurance City, em Dubai. A égua de criação de Claudio Ribas (Kazik Stud - Paraná), já em sua segunda temporada nos Emirados Árabes Unidos, garantiu 6º lugar sendo montada por Hamya Ali Mohm Al Saiqal. Ela disputou a 25,15 Km/h de média, ficando a 18min48s da campeã. Caraiva completou a prova em 3h34min40s. No Best Condition ela somou 53, 36 pontos.

A égua brasileira hoje compõem a equipe do Seeh Al Salam Endurance Stables, do Sh Hamdan Bin Rashid Al Maktoum e já completou algumas provas nos Emirados Árabes Unidos.

Outro destaque brasileiro do mesmo estábulo foi Pommery FGJ, que terminou a prova em 21º lugar. A anglo árabe foi montada por Jamila Ahmed completando a prova em 4h26min15s, com média de 20,28 Km/h.

Pommery foi exportada para os EAU no ano de 2008 e era de propriedade de Silvio Arroyo dos Haras Morada do Sol “Sempre acreditei que essa égua faria boas provas, aqui no Brasil ou fora. Acho que chegou o momento dela começar a mostrar isso. A confiança que tenho na linhagem dela é muita, tanto que tenho duas irmãs próprias em treinamento no haras e que já começaram a fazer provas, que são Rumba FGJ e Tequila FGJ”. Pommey é filha de Guaraná FGJ e Tawny, de criação de Fabio Goffi. Ele também comenta sobre o resultado de Caraiva, já que tem em sua propriedade sete irmãos da égua que vieram do Kazik Stud e estão sendo treinados e fazendo provas “No ano de 2009 mandamos três cavalos para os EAU e eles são irmãos de Caraiva. Em meados do ano passado recebemos mais 7 animais e que também vem demonstrando muito potencial”.

O veterinário do Haras Morada do Sol, Silvio Arroyo Filho, completa “Os cavalos CSM são criação de esporte e com muito potencial, animais que gostam de correr, como as características que temos observado na Caraiva nos EAU”.

2009 Um ano importante para o Kazik Stud - Em 2009 vários cavalos da criação do Kazik Stud (Paraná) estiveram nas trilhas e conquistando resultados positivos. A parceria com o Haras Morado do Sol onde esses animais estão em treinamento, sob a responsabilidade do Dr. Silvio Arroyo Filho e do proprietário Silvio Arroyo, geraram frutos não só nas provas, mas também com as exportações de três animais para Dubai, que se juntarão a Caraiva CSM, que este ano já correu diversas provas no Oriente Médio com resultados expressivos. Os cavalos Carolina CSM,Castro CSM e Carangola CSM seguiram para Alemanha em novembro e segundo informações dos novos proprietários, chegaram em Dubai em Janeiro.

Estes três cavalos, mais Cassino CSM e Cataguases CSM foram os primeiros a chegarem a São Paulo, fruto dessa parceria. Cataguases foi o vencedor na prova internacional de Avaré 90 km com média de aproximadamente 18 km/h. Em meados do ano, mais 5 cavalos vindos do Kazik Stud chegaram ao Centro de Treinamento Haras Morada do Sol para iniciar trabalho.

“O potencial desses cavalos é incrível, a vontade, a velocidade e a recuperação deles nos deixam muito feliz com a perspectiva de trabalho. Tudo isso é devido ao trabalho feito por Cláudio Ribas no Kazik Stud e sua devoção pela genética e história dos cavalos árabes de origem polonesas, com sangue de corridas. Esses cavalos nasceram para correr”, disse Silvio Arroyo Filho, médico veterinário responsável pelo treinamento.

Em 2009 o Kazik Stud também começou parceria com Arthur Salles, do Rancho Santa Clara, conhecido no meio do enduro como cavaleiro e suas filhas amazonas de nível internacional. Alguns dos animais provenientes do Kazik Stud estão em treinamento no Rancho Santa Clara.

Em outubro os resultados foram extraordinários e em uma mesma prova diversos cavalos da criação paranaense fizeram bonito. Anata, 11 anos, uma filha de Pepi em WN Kosmopolita, filha de Kameleon, conquistou a prova internacional 160 km montada por Pedro Marino. Carajás CSM 09 anos, filho de Ekspresjon Rach em Gwarnya Van Gokart filha de Gokart, chegou em segundo lugar com Patrícia Bicudo. Para fechar com chave de ouro, Atlun, filha de Pepi e com a mesma mãe de Carajás CSM, conquistou o segundo lugar.

Em Dezembro de 2009, no Campeonato brasileiro 120 km, Catalão CSM de 08 anos, irmão de Carajás CSM, ficou na quarta posição. Ele foi montado por Mário Schioppa.

A expectativa para 2010 é ainda melhor cada vez com mais cavalos do Kazik Stud nas trilhas nacionais e com grande torcida para que todos os nossos representantes em terras estrangeiras elevem cada vez mais o nome da criação e do Brasil”. | Paula Nascimento by Endurance Brasil| Crédito/foto:Nivia Pitteri

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira