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27/02/2010 - 07:53

IV Paraná Business Collection movimenta mais de 11 milhões em negócios

Show Room reuniu 48 marcas paranaenses e 600 compradores convidados; volume arrecadado foi o dobro da edição passad.a

Curitiba- O Show Room de Negócios da quarta edição do Paraná Business Collection gerou mais de R$ 11 milhões em negócios fechados e prospectados, o dobro do valor apurado na edição passada. Do total movimentado, R$ 10,6 milhões foram em negócios com compradores brasileiros e US$ 270 mil, referentes a vendas internacionais. A informação, divulgada nesta sexta-feira, dia 26, é do Sebrae/PR e do Sistema Fiep, realizadores do evento de moda e negócios que movimentou Curitiba nesta semana.

O Show Room de Negócios, que funcionou de segunda-feira a quinta-feira, das 13h30 às 20 horas, no Cietep, reuniu 48 marcas paranaenses das regiões Oeste, Sudoeste, Norte, Noroeste e Centro-Sul do Estado do Paraná. Aproximadamente 600 compradores de diversos estados brasileiros, Argentina e Paraguai, foram convidados para conhecer a qualidade, estilo, design e criatividade da produção paranaense. Bem como lojistas de Curitiba e Região Metropolitana.

Na avaliação do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, mais uma vez, o Paraná Business Collection foi um sucesso. “A retomada da economia, o clima de otimismo entre os empresários e o aumento do número de expositores ajudaram a dobrar o valor arrecadado no Show Room de Negócios. Tudo isso, obviamente, associado ao alto padrão e preparo das empresas participantes”.

“O Paraná Business Collection é um evento que reúne o melhor da moda paranaense, atualiza profissionais da área e abre perspectivas para novos negócios. Os resultados foram satisfatórios. Os empresários participantes estão de parabéns pelo empenho e pelos produtos de alta qualidade apresentados. O Show Room de Negócios conseguiu, mais uma vez, integrar produção e varejo, além de criar canais de relacionamento entre empresários de micro e pequenas empresas e grandes grifes, lojistas e representantes comerciais, facilitando assim o escoamento da produção paranaense”.

Para Allan Marcelo de Campos Costa, num mesmo local, empresários de micro e pequenas empresas e detentores de grandes grifes estiveram em igualdade de condições. “Todos com o objetivo comum de mostrar seu trabalho e de fechar negócios. Esse tipo de experiência é muito importante para as pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva do vestuário. O Paraná Business Collection mostra aos empresários de pequenos negócios que, com uma gestão forte e planejamento, podem competir e ampliar sua visão de mercado. Para o Sebrae/PR, fortalecer a cadeia produtiva do vestuário e as micro e pequenas empresas significa fortalecer a economia do Paraná."

Marcas paranaenses - Ao todo, 48 empresas do Paraná mostraram suas coleções nos segmentos de moda feminina, masculina, fitness, fashion e acessórios, no espaço criado para o show room. Participaram: Miravest, Núbia, Perfect Way, Lucia Figueiredo, Gold Box, Lafort, Richini, Zunnck, Joyful, Smel, Rawell, Raffer, De'Celo, All Purpose, Tema X, Guilherme Baggio, Mittotex, Mastertex, Social Club, H'Lu, Dhoti, La Bijorca, Fernanda Nadal, Griffe Company, Rodrigo Alarcón, Moça Prendada, Cagi Brasil, AKamizaria, Dizzem, Full Hill, La Rossi, Akazzus, OM Jeans, Pura Raça, Betu's, Fido Dio, Max Blue, Zaaz, Lyslee, Dona Dita, Mairom, Meteora Brasil, Camoa Brasil, Mulher Elástica, Fábio Bartz, Sinistra, Chita Brasil e picnicdelefante.

Para o coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, Marcos Tadeu Koslovski, os resultados foram excelentes. "O que devemos ressaltar é a qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas expositoras. Essa foi a principal razão da elevação dos valores arrecadados no showroom do Paraná Business Collection.” Na sua avaliação, a qualidade da produção oferecida no show room e o envolvimento dos empresários serviram para superar o volume de negócios movimentado no ano passado.

“Essa foi a melhor edição do Paraná Business Collection. O evento se solidificou e, com esse resultado, alcançamos o patamar de terceiro evento mais importante do setor no Brasil”, conta Marcos Koslovski. Ele destaca que um dos fatores que impulsionou o aumento dos negócios foi a retomada da economia e o investimento das empresas em qualidade e diferenciação de produtos.

Otimismo - Para a empresária Ana Gabriella Amorim, da marca Mairom, o Paraná Business Collection é uma oportunidade para mostrar a qualidade da moda produzida no Estado. "Achei interessante. Muitas pessoas têm resistência com marcas novas e acabam valorizando o que vem de fora, sem valorizar o mercado paranaense", avalia.

Ana Gabriella, que administra a pequena confecção que produz moda fitness, com sede em Curitiba, ainda conta que resolveu participar do evento para conquistar novos clientes, também fora do Paraná. "Estou em busca também de representantes e fiz contatos. Participar é importante para divulgar a sua marca e abrir mercado", observa a empresária.

Já a empresária Ana Richini, da marca Richini, empresa de Cianorte, diz que participou do Paraná Business Collection para 'firmar' a marca, que já chega aos mercados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. "Um evento como esse é importante para mostrar que o Paraná faz moda", ressalta a empresária, que há 12 anos está à frente da gestão da Richini, produzindo moda feminina.

Números do setor - Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. São 5,5 mil indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, que empregam mais de 90 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado. Um dos destaques da indústria paranaense é a descentralização da produção. Existem indústrias em todas as regiões do Estado.

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de Norte a Sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

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