Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:59

Irmãos Molinari: mais de 50 anos cultivando a arte em vidro Murano no Brasil


Aos 11 e 8 anos, respectivamente, os irmãos Antonio Carlos e Paulo Molinari iniciaram no Brasil a saga do vidro tipo Murano, técnica que aprenderam com o mestre-vidreiro italiano Aldo Bonora e que executam até hoje em sua fábrica Cristais São Marcos.

A Itália rende-se ao talento dos irmãos Antônio Carlos e Paulo Molinari. As constantes exportações para o país-berço do vidro Murano prova que os herdeiros do mestre-vidreiro italiano Aldo Bonora, que chegou ao Brasil na década de 50, aprenderam com esmero a técnica artesanal que dá cor ao vidro e o molda por meio do sopro e de movimentos manuais.

Aos 11 e 8 anos de idade, respectivamente, os meninos Molinari já se destacavam pela sensibilidade, criatividade e dom incomum no manejo do vidro estilo Murano. O valioso ensinamento do mestre italiano lhes incentivou a fundar, em 1962, a Cristais São Marcos em Poços de Caldas, Minas Gerais, e passaram a ser os primeiros mestres-vidreiros deste tipo de vidro no Brasil.Ainda em constante atividade, Antônio Carlos e Paulo hoje em dia se dedicam à criação da Molinari Design, linha de obras únicas ou séries especiais com designs distintos assinadas por eles. Desenvolvidas desde os anos 90, os produtos primam pela sofisticação e perfeição da nobre arte do Murano e são lançados apenas duas vezes por ano e em quantidade limitada para garantir a exclusividade. Cristais São Marcos: referência mundial em vidro Murano produzido na Brasil.

Considerada a maior fábrica de vidros artesanais tipo Murano da América Latina, a Cristais São Marcos ocupa uma área de 18,5 mil m², sendo 6,2 mil metros de área construída, com capacidade de produção total de 1.100 toneladas de produto acabado por ano. Atualmente, o catálogo da empresa conta com mais de 50 linhas e cerca de 500 itens, entre vasos, fruteiras, cachepôs, castiçais, pesos para papel, garrafas decorativas e lamparinas. Além da qualidade técnica apresentada, as peças se destacam pelo toque tropical nas formas, cores e texturas, resultado da miscigenação da cultura italiana com a brasileira.

Os artefatos são encontrados tanto em território nacional quanto no exterior. Além das 3 lojas próprias instaladas na cidade mineira de Poços de Caldas, a empresa conta com um mix com cerca de 2.400 lojistas pelo Brasil. Suas obras ainda são exportadas para mais de 40 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bahrain, Canadá, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Guatemala, Hungria, Ilhas Canárias, Índia, Itália, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça, U.S.A., Uruguai e Venezuela.

A referência mundial é fruto das participações da Cristais São Marcos nas feiras internacionais do setor de decoração e presentes em Frankfurt, Milão, Dubai e Chicago. Os investimentos nesta área começaram em 2001, mas ganharam mais importância quatro anos depois. Principalmente após o convite do governo brasileiro para participar de uma exposição no Instituto Cândido Portinari, Palácio Pamphili, sede da representação diplomática do Brasil em Roma. A receptividade foi tão grande que a empresa foi convidada ainda para uma mostra itinerante em San Dona e Veneza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira