Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2010 - 07:59

Instituto do PVC apóia curso de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

São Paulo - O Instituto do PVC é uma das entidades que apóia o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em uma parceria inédita com a indústria. Trata-se do programa Arkhi–Arquiteto, que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da formação de arquitetos e urbanistas. A partir desse projeto, foi lançado o curso de extensão “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos” que é pioneiro na aproximação do meio acadêmico com a indústria.

Para Miguel Bahiense Neto, presidente do Instituto do PVC, essa aproximação é fundamental para que os futuros profissionais saiam da universidade atualizados com relação às características dos diversos produtos disponíveis no mercado, avanços tecnológicos e novas aplicações, podendo assim, especificá-los com mais segurança. “A participação do PVC na arquitetura e construção civil está em ascensão com a conquista de espaços mais nobres nos ambientes. Além dos benefícios técnicos e estéticos e de versatilidade, o PVC contribui para o desenvolvimento sustentável, seja por suas matérias-primas, propriedades, aplicações ou mesmo por sua reciclabilidade.

Antigamente a participação do PVC era notada apenas em produtos como tubos e conexões. Hoje pode ser encontrado em portas, janelas, esquadrias, divisórias, perfis, pisos, forros, papéis de parede, sidings, decks, lambris, geomembranas, entre outras aplicações de caráter arquitetônico. “Além disso, a indústria está sempre em busca de novas tecnologias para tornar o produto sempre mais atrativo, além de competitivo”, explica Bahiense.

Por razões como estas, o Instituto do PVC vem acompanhando de perto a movimentação da construção civil e da arquitetura. Em 2009, por exemplo, firmou parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), para abordar a importância do PVC nas obras das cidades que sediarão a Copa de 2014, não apenas como elemento para a arquitetura dos estádios, mas também em toda a infraestrutura dos arredores de cada sede.

Atualmente, a construção civil é responsável pelo consumo de 736 mil toneladas de PVC do total do consumo aparente da resina. “O mercado brasileiro do PVC vive um momento de grandes oportunidades, como a dos eventos esportivos, obras do PAC, entre outros. Dessa forma, é importante que as informações sobre o produto e suas diversas possibilidades de aplicação sejam cada vez mais evidenciadas”, completou Bahiense.

O curso “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos” tem carga horária é de 250 horas. | Site www.belasartes.br/arkhi-arquiteto/.

Perfil - O Instituto do PVC completou, em 2009, doze anos de atividades, com o compromisso de orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, no intuito de promover o crescimento sustentável do setor, difundindo suas características técnico-científicas, ambientais e de reciclabilidade, sempre fundamentadas em ações éticas. | www.institutodopvc.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira