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02/03/2010 - 09:14

Prazo conta mais do que preço na contratação de serviços de manutenção de computadores

A agilidade na prestação de serviços (prazo) é mais importante do que os preços cobrados para a manutenção técnica de microcomputadores segundo a maior parte das empresas ouvidas em uma pesquisa realizada pela Riosoft (Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e Exportação de Software no Rio de Janeiro), em parceria com Sebrae-RJ. Já para as pessoas físicas, também pesquisadas, os fatores preponderantes são a indicação (recomendação) e o preço. Em geral os clientes ficam satisfeitos com os serviços oferecidos.

O levantamento foi feito no período do dia 19 a 26 de janeiro deste ano com 700 entrevistados (400 pessoa físicas e 300 jurídicas) das quatro regiões da cidade. O critério básico foi que possuíssem computador e tivessem usado o serviço de assistência técnica nos últimos dois anos. O objetivo é obter uma visão do mercado de manutenção e reparo de computadores como subsídio para análise de oportunidades e investimentos num setor onde predomina a informalidade.

O prazo de atendimento ao chamado (21%), de execução do serviço (25%) e recomendação de terceiros (17%) influenciam diretamente a escolha da empresa. Este último critério é o mais utilizado pelas pessoas físicas, 87%, seguido do preço com 85%. O que o cliente espera, afirma o diretor executivo do Riosoft e presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (SEPRORJ), Benito Paret, é a junção dessas características a um contrato que ofereça serviços realmente vantajosos para justificar o pagamento mensal de manutenção e reparo de computadores.

Dentre as empresas entrevistadas, 44% apresentaram interesse em manter este tipo de contrato. As empresas de médio porte demonstraram interesse menor, o que talvez seja justificado pelo fato de 57% possuírem seus próprios departamentos de manutenção. Já entre as pessoas físicas apenas 38% revelaram algum interesse, já que 47% delas recorreram a amigos para solucionarem seus problemas, pagando valores baixos ou até nada pelos serviços. Segundo o levantamento, a assistência técnica tem custo médio total para as empresas de R$145,21 e nos negócios maiores chega a R$191,07.

Para as pessoas físicas 43% não pagaram e 42% pagaram entre R$ 20,00 e R$100,00.

Solicitações- A pesquisa aponta também que cresce acentuadamente o número de solicitações de manutenção à medida que crescem as empresas. As micro, em média, utilizam o serviço 2,9 vezes em dois anos, as pequenas 8,6, já as médias chegam a 17,3 vezes no período. Na maior parte das vezes a solução envolve a correção de configurações (61%) e a substituição de componentes desgastados (36%). Já no caso das pessoas físicas a média é de 3,2 vezes nos dois anos e 80% dos problemas correspondem a falhas na iniciação, no acesso ao sistema operacional e na conexão à internet, com as mesmas soluções indicadas às empresas.

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